Sem Categoria

Audiência Pública sobre Contaminação de Recursos Hídricos

Dia 07 de Dezembro de 2022, o Município de São João do Oeste, por intermédio da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, promoverá a partir das 13:30 horas, na Câmara Municipal de Vereadores de São João do Oeste, uma Audiência Pública sobre Contaminação dos Recursos Hídricos do Município por Resíduos de Atividades Agropecuárias.

O principal objetivo desta audiência é de promover um amplo debate entre as autoridades públicas das diferentes esferas, juntamente com órgãos fiscalizadores, órgãos licenciadores, representantes de empresas integradores, associações de produtores rurais, sindicatos, lideranças comunitárias e produtores rurais que exploram atividades que geram grandes volumes de resíduos, especialmente de dejetos animais.

A Audiência Pública é uma forma de evidenciar uma situação indesejável que vem se agravando com o passar dos anos e que afeta toda a comunidade. A ampla discussão do tema visa abordar a problemática que trata da contaminação dos recursos hídricos por dejetos animais, o que reflete diretamente na saúde pública.

Á medida que ocorre a expansão das atividades produtivas, aumenta paralelamente a concentração de plantéis em um número menor de propriedades para viabilizar questões de ordem logística de transporte, mão-de-obra especializada e investimentos em estruturas físicas. Contudo, está concentração de animais agrava a concentração de dejetos, a pressão sobre as fontes de água disponíveis e consequentemente, torna-se necessário a adoção de tecnologias que possam viabilizar economicamente o tratamento e destinação final adequada dos resíduos.

O Poder público não pode se omitir à esta realidade e precisa atuar como mediador na busca de soluções ambientalmente adequadas, já que existem diversas tecnologias de domínio público que estão disponíveis e podem ser adotadas mediante análises técnicas e econômicas que comprovem a sua viabilidade.

Reiteramos o convite para que todos os interessados no tema, compareçam no Auditório da Câmara Municipal de Vereadores na data e local acima mencionados e que participem ativamente deste importante debate.