Sem Categoria

Convite para apresentação e lançamento do projeto “Plantando Água”

O Município de São João do Oeste convida todos seus munícipes para um importante evento neste dia 23 de Agosto, terça-feira, no qual será realizado o lançamento e apresentação oficial do projeto” Plantando Água”. O evento terá início às 14:00 horas, e será realizado no Auditório da Câmara Municipal de Vereadores.

Você é nosso convidado especial, participe!

Realização: AMEOSC, EPAGRI, Instituto Federal de Santa Catarina, Colegiados de Agropecuária e Educação da AMEOSC.

O PROJETO
O setor agropecuário é responsável maior uso de água no Brasil e no mundo e há um aumento crescente na demanda associada a esse uso nas últimas décadas. Sendo assim, o objetivo principal do projeto “Plantando Água” é mobilizar os mais diversos atores sociais, econômicos e ambientais da região da AMEOSC, com o intuito de desenvolver a cidadania ambiental nos 19 municípios de abrangência.
Para tanto, serão realizadas por meio do projeto ações municipais e intermunicipais para a sensibilização e mobilização da sociedade, além da criação de condições para que nos municípios da AMEOSC sejam plantadas e/ou regeneradas pelo menos 1 milhão de mudas de árvores de espécies nativas ao longo de margens ciliares de mananciais hídricos e em outros espaços definidos por cada município ou instituição participante.
Ainda, através da iniciativa, estão previstas práticas conservacionistas de uso e manejo dos solos e da água na agropecuária regional, além da construção – ao longo de 400 km de estradas rurais – de tanques de decantação e infiltração, para que a água da chuva se acumule nestes locais, infiltrem e evitem o transporte de solo para o leito dos rios.