Sem Categoria

Descarte irregular de lixo gera preocupação ao setor público de São João do Oeste

A informação é da Diretora de Urbanismo do Município Débora Werlang Dill. De acordo com ela, nos últimos dias está sendo observado pelo setor o descarte de lixo em dias e horários inapropriados. Ela revela que além de muitas vezes o lixo não ser depositado nos dias corretos nas lixeiras, existe um acúmulo excessivo em alguns pontos da cidade, principalmente nos fins de semana. A diretora relata que em várias oportunidades já foram divulgados os cronogramas de recolha com os dias específicos de recolha de lixo molhado e reciclável. O que vem causando a maior parte dos problemas seria descarte do lixo molhado em horários incorretos, e em embalagens pouco resistentes. Débora ressalta que a melhor prática de descarte é depositar o lixo nas lixeiras no dia da recolha e o mais próximo possível do horário que o caminhão da coleta seletiva passar pela rua. Débora relata que no caso do lixo orgânico o lixo atrai animais como gatos e cachorros que procuram se alimentar dos restos de comida, além de causar mau cheiro e atrair insetos.

Outro problema identificado é a não separação correta dos lixos, sendo encontrados em uma mesma embalagem restos de comida, papel e vidros.

De acordo com o Setor de Fiscalização de Posturas e Vigilância Sanitária, o lixo deverá ser acondicionado em sacos de plástico ou vasilhames apropriados, separadamente, para ser removido pelo serviço de limpeza pública e encaminhado para reciclagem. Além de gerar empregos, a reciclagem contribui para a diminuição da poluição ambiental, como também auxilia na economia de energia e recursos naturais que seriam utilizados na fabricação de novos produtos.

Adverte-se que, em casos de denúncia na qual se comprove o descarte irregular do lixo, os mesmos poderão ser objeto de notificação e multa pelo setor competente. De acordo com o Código de Posturas, a multa varia de 0,7 a 8,7 UFRM, ou seja, R$ 466,18 a R$ 5.794,02.