Sem Categoria

IBGE inicia pesquisa do Censo 2022 em São João do Oeste

Nesta manhã de segunda-feira, 01, o Prefeito Genésio Marino Anton recebeu em seu gabinete Adilson Kipper, supervisor do IBGE em Iporã do Oeste e a equipe de Recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que hoje iniciam a fase de coleta de dados por meio de pesquisa domiciliar para o Censo Demográfico 2022 no Município de São João do Oeste. Os agentes do IBGE, Solange Berwanger, Juliane Ostgen e Otávio Follmann vão percorrer as casas para recolher informações sobre as famílias e produzir uma ampla base de dados sobre a população para que municípios, estados e união possam desenvolver políticas públicas. A coleta das informações será realizada até 31 de Outubro de 2022.

O IBGE criou um uniforme especifico de identificação para todos os recenseadores, que irão passar de casa em casa realizando as entrevistas. O uniforme inclui colete azul marinho, escrito IBGE atrás, com um bolso transparente na parte frente com dados, foto do recenseador e um QR Code, que poderá ser utilizado para confirmar a identidade do funcionário. Ele também estará identificado com boné do IBGE.
 
As informações coletadas são sigilosas e criptografadas sendo as mesmas, registradas em um aparelho semelhante a um celular, chamado Dispositivo Móvel de Coleta (DMC). Há dois questionários: o básico, com 26 questões, e o da amostra, com 77, aí contidas as questões do questionário básico e outras sobre temas como núcleo familiar, religião ou culto, migração, deslocamentos para estudo e trabalho. Este último será aplicado em 11% dos domicílios do país.

O resultado do Censo 2022 será divulgado no próximo ano. Esta é a única pesquisa domiciliar realizada em todos os 5.570 municípios do país, com o objetivo de oferecer um retrato da população brasileira, das condições domiciliares e características socioeconômicas.

Realizado a cada 10 anos, o Censo Demográfico estava previsto para 2020, mas foi adiado duas vezes em meio à pandemia do novo coronavírus.