Sem Categoria

Município vai realizar campanha para coleta de material reciclável

O Setor do Meio Ambiente em parceria com a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente está organizando uma coleta de pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes e lixo eletrônico. A campanha que conta também com o apoio da ACISJO (Associação Comercial e Industrial de São João do Oeste) e da Secretaria da Educação, será realizada no período de 29 de agosto a 06 de setembro. Todas as escolas do município estarão com pontos de coleta para pilhas e baterias. A ACISJO que também apoia essa campanha, irá definir pontos de coleta no comércio local para a destinação de pilhas e baterias. As lâmpadas fluorescentes, bem como o lixo eletrônico somente terá ponto de coleta no viveiro municipal.

A ação da coleta tem o intuito de contribuir para redução dos efeitos nocivos ao meio ambiente e um programa de descarte correto desses materiais.

Apesar da existência da Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente -CONAMA nº 257/99, a qual determina que as pilhas e baterias que contenham em sua composição metais pesados, sejam entregues pelos usuários, aos estabelecimentos que as comercializam ou afins, através da logística reversa, o descarte adequado desse material é uma obrigação de todos.

O descarte inadequado de pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes e o próprio lixo eletrônico, ainda é uma realidade em nossa sociedade, e ações como essa, que estimulam a conscientização da população e criam alternativas adequadas para a destinação, colaboraram com o desenvolvimento sustentável de nosso município.

Somente com medidas ambientalmente corretas poderemos ajudar o nosso planeta.