Notícias

Mamografia: O Aperto do Bem

No dia 05 de fevereiro é comemorado o Dia Nacional da Mamografia com o intuito de sensibilizar as mulheres sobre a importância da realização do exame. O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e a mamografia é o método mais eficiente para detectar precocemente este câncer. 

A mamografia é feita com um aparelho de raio X chamado mamógrafo, que radiografa a mama, conseguindo detectar lesões tão pequenas quanto uma ervilha. Além do câncer de mama, a mamografia pode identificar outros problemas como cistos, nódulos e calcificações. A técnica consiste na compressão das mamas que espalha os tecidos e permite que os nódulos não fiquem escondidos.

De acordo com o Programa de Controle dos Cânceres do Colo de Útero e da Mama do MS – 2013, a indicação é de que mulheres de 35 anos a 39 anos com risco elevado, ou seja, que tem mãe ou irmã com câncer de mama façam o exame clínico das mamas e mamografia anual, mulheres de 40 a 49 anos, façam exame clínico das mamas anual e, se alterado, mamografia. Mulheres de 50 a 69 anos, exame clínico das mamas anual e mamografia a cada dois anos.

No município de São João do Oeste foram realizados 241 exames de mamografia pelo Sistema Único de Saúde durante o ano de 2013. Em janeiro deste ano já foram realizados 28 exames. O Agendamento para o exame pode ser realizado no Centro de Saúde.

Uma vez por ano não é muito para quem tem uma vida inteira pela frente. Faça exames preventivos!

 

Secretaria da Saúde de São João do Oeste – SC

Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF)