Museu Municipal realiza exposição de brinquedos antigos

A exposição de brinquedos antigos no Museu Municipal de São João do Oeste é um trabalho feito juntamente com o Museu Histórico de Pinhalzinho, através do projeto “Pontinho da Cultura, Corre, Pula, Pega e Brinca”.

Trazendo a cultura popular para nossos pequenos munícipes, o trabalho traz a importância do brincar. As brincadeiras e os brinquedos auxiliando no desenvolvimento da criança em seus vários aspectos, ocupando um importante papel dentro do mundo infantil, mostram os benefícios que as brincadeiras do tempo de nossos avós e pais podem trazer às crianças.

Também é importante destacar, as brincadeiras atuais e o que elas vêm proporcionando às nossas crianças. Brincadeiras essas, que na maioria das vezes são acompanhadas de brinquedos eletrônicos. Por isso, é preciso desenvolver projetos com resgate de brincadeiras antigas e também envolvendo as famílias nesse processo, só assim é possível uma reflexão e conscientização da importância do brincar – desse brincar saudável que podemos resgatar junto às brincadeiras antigas, valorizando o lúdico nas práticas cotidianas, tanto no contexto escolar como no familiar.

Sendo assim, as famílias junto com a escola devem procurar trabalhar da melhor maneira possível trazendo o lado bom da tecnologia e ao mesmo tempo cultivando a cultura popular através das brincadeiras antigas.

Também relembrando os meios naturais como os rios, a madeira, as laranjeiras, as bergamoteiras, as plantações de mandioca, os potreiros, entre outros que faziam parte do cenário das brincadeiras e brinquedos da época. As crianças com auxilio dos pais ou dos amigos, irmãos e primos, fabricavam com madeira os carrinhos com duas, três e quatro rodas, espigas de milho viravam bonecas e bexigas de porco bola para uma boa partida de futebol.