II Seminário Regional do PNAIC

A Secretaria Municipal de Educação de São João do Oeste participou no dia 26 de novembro, no auditório da escola de Educação Básica Pe. Vendelino Seidel, do II Seminário Regional do PNAIC com a presença dos cinco municípios da Gerência de Educação de Itapiranga.  O PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – contempla a formação de professores do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental.

Participaram desse evento Professores da Educação Infantil, Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Direções das Escolas, Secretárias de Educação, Gerente Regional de Educação, Prefeitos, além das Coordenadoras e Orientadoras de estudo do PNAIC.

Uma das palestras foi proferida pela professora Lisete Hahn Kaufmann, formadora do PNAIC do Pólo de Treze Tílias que abordou o tema “Alfabetização Matemática na Perspectiva do Letramento” e a Professora Cleidiana Watte, Orientadora de Estudos do município de Anchieta que focou a sua fala na Interdisciplinaridade: Teoria e Prática. Ambas as palestras foram de grande importância para os professores repensarem a sua prática pedagógica na perspectiva da alfabetização matemática para o letramento.

Segundo a Orientadora do PNAIC Teresinha Staub, não se pode perder de vista que o objetivo da Matemática é que as crianças raciocinem e desenvolvam suas capacidades de fazer relações, buscar estratégias, perguntar e também de explicar o que estão fazendo. Portanto, deve buscar um equilíbrio na seleção de tarefas que visam ao desenvolvimento de destrezas (habilidades, estratégias) e outras, cuja finalidade é levar os alunos a pensar matematicamente.

Para atingir o objetivo proposto, a matemática deve ser trabalhada de forma lúdica, com jogos e brincadeiras educativas.

O município ainda terá a etapa do Seminário local do PNAIC no dia 08 de dezembro, às 7h30min, no Centro de Pastoral com socialização dos trabalhos dos professores, exposição de jogos e diversos outros materiais produzidos no decorrer da formação. Para essa etapa teremos a participação de todos os professores da rede municipal de ensino.