Professores, Profissionais Técnicos e Estagiários participam de Seminário de Formação

O Seminário de socialização de projetos, organizado pela Secretaria Municipal de Educação de São João do Oeste, ocorreu nas dependências do Centro de Pastoral, no dia 08 de dezembro, e contou com a participação de todos os professores, profissionais técnicos e estagiários da Rede Municipal de Ensino do município.

Os projetos pedagógicos desenvolvidos nas turmas de Maternal III, Jardim, 1º ano e 2º ano foram apresentados pelos professores titulares das turmas: Jacinta Petry e Rúbia Eidt com o tema formas geométricas, Fabiane Dewes com o tema animais de estimação, Liane Schwengber e Rosane Schütz com o tema brinquedos, Marlene Jungblut com o tema alimentação saudável, Marlise Klunk com o tema Joaninha, Ivanir Mayer com o tema meios de comunicação e Livete Schmitz e Rosimeri Hentges com o tema Joaninha. Para enriquecer ainda mais os projetos, houve o envolvimento dos professores das áreas de inglês, alemão, artes, musicalização, informática e educação física.

O Seminário teve início com a fala da Coordenadora Pedagógica Teresinha Staub, que ressaltou a importância do trabalho desenvolvido em forma de projetos e frisou que essa é a tendência da educação nacional. A Secretária de Educação Silvane Baumgarten enfatizou a relevância da formação através do PNAIC e solicitou o empenho dos professores para a continuidade do programa em 2015. O Prefeito Municipal Sérgio Theisen apresentou aos presentes o diploma e a medalha recebidos na homenagem realizada na Assembleia Legislativa no final do mês de novembro, ocasião em que o Prefeito recebeu justa homenagem em reconhecimento ao trabalho desenvolvido nas áreas de Educação e Cultura no município de São João do Oeste.

Durante a manhã e início da tarde, as professoras apresentaram seus projetos, ao meio-dia foi oferecido almoço no Centro Educacional São João do Oeste e durante a maior parte da tarde, todos se empenharam na construção das metas e estratégias do novo Plano Municipal de Educação. Na oportunidade também foram expostos os jogos e trabalhos desenvolvidos com os alunos durante o ano.

As apresentações culturais ficaram por conta da Orientadora de Estudos do PNAIC, Teresinha Staub, do professor alfabetizador Otávio Follmann e do instrutor de música Felipe Babick e alunos. No encerramento do encontro, o Papai Noel deu o ar de sua graça, distribuindo doces e cartões de Natal aos participantes. Os momentos de descontração ficaram sob a responsabilidade da professora Karoline Ertel.

De acordo com a Secretária de Educação Silvane Baumgarten, os momentos de socialização fortalecem o trabalho desenvolvido durante o ano letivo pelos professores. Os resultados alcançados na aprendizagem dos alunos são concretos e representam o esforço e a dedicação de todos para alavancar a qualidade do processo ensino-aprendizagem no município.

A Coordenadora Pedagógica e Orientadora de Estudos Teresinha Staub, salienta que durante a formação do PNAIC os professores foram desafiados a desenvolver projetos com seus alunos e também a registrar todas as atividades desenvolvidas. Segundo ela, estes projetos não devem nada aqueles que são divulgados pelo Ministério da Educação e que concorrem a prêmios a nível nacional.

“Agradecemos a todos que contribuíram com a realização do evento: as direções de escolas, aos professores, as merendeiras da Creche e do Centro Educacional São João do Oeste, à equipe da cultura e informática, a assessoria de imprensa e especialmente às professoras que se dedicaram e se empenharam na apresentação de seus projetos”, reforça Silvane.