Cultura oportuniza encontro com Banda Municipal

Na noite de 18 de fevereiro, no Centro de Pastoral, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes organizou um encontro com os integrantes da Banda Municipal com o propósito de motivá-los para um novo ano de trabalho e ensaios.

Inicialmente, a Secretária de Educação Silvane Baumgarten saudou a todos e enfatizou a importância de cada integrante da Banda para a cultura local e regional. Desejou um excelente ano de trabalho a todos e passou a palavra ao professor e escritor Roque Jungblut que fez um breve resgate da importância da música na vida pessoal e na sociedade.

Jungblut destacou que talento musical deve ser incentivado constantemente, citando como exemplo o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes na área cultural, oportunizando o aprendizado da música a todos os interessados.

O professor Roque também falou sobre seu novo livro – Max Von Lassberg: vida – obra – tributos – o livro retrata a história das colonizações teuto-brasileiras acontecidas no Rio Grande do Sul e as consequentes formações coloniais de Serro Azul, Porto Novo, Puerto Rico, além de outras repercussões, fatos ocorridos entre 1860-1930. Comunicou que o livro está à disposição para aquisição no Bazar Cor e Amor.

Os integrantes da Banda Municipal também tiveram a oportunidade de falar sobre sua experiência com a música. Laurinho Kaufmann lembrou de que mesmo cansados e extenuados pelas tarefas do dia-a-dia, quando tocavam com a Banda e notavam o quanto as pessoas apreciavam a música, todo o resto era esquecido. Beno Wailand em seu relato resgatou sua história de vida com a música. Relatou que há 54 anos é músico e já tocou vários instrumentos musicais. Salientou aos jovens integrantes da Banda, que valorizem a oportunidade que estão tendo de aprender a tocar de forma gratuita e sob a orientação de um Maestro de qualidade como Ademar Meurer.

Antes do encerramento do encontro, o maestro Ademar Meurer agradeceu o empenho e a dedicação de todos e ressaltou que diversos outros momentos assim seriam oportunizados no decorrer deste ano. Agradeceu ao Professor Roque Jungblut pelas sábias palavras e a Secretária de Educação pelo apoio recebido.

Ao final do encontro foi servido um delicioso coquetel aos músicos.

A Secretária de Educação Silvane Baumgarten, ressalta que a Banda Municipal já é referência no município e Região, sendo bastante requisitada para apresentações em outros municípios. “Isto somente é possível com a dedicação e o empenho de todos os integrantes da Banda e também do Maestro Ademar. A todos nosso muito obrigado pelo belíssimo trabalho realizado”.