Notícias

Secretaria de Saúde realiza trabalho de educação continuada com as Agentes de Saúde

Na tarde do dia 23 de agosto a Secretaria de Saúde realizou mais uma capacitação com as Agentes Comunitárias de Saúde. Os encontros estão sendo realizados com o objetivo de orientar e capacitar as agentes, que tem como uma das funções orientar as famílias em seus domicílios sobre os agravos de relevância para a saúde pública.

A capacitação acontece em módulos com temas variados, sendo que neste último, tratou-se das hepatites.
As hepatites A, B e C que são as mais encontradas, são doenças de grande importância pública por causarem danos irreversíveis ao fígado, trazendo complicações de saúde para a população.

Na nossa região sua prevalência é de 5 a 7% o que é um número bastante expressivo. Para hepatite B existe vacina e as pessoas até 29 anos já devem ter feito e esquema vacinal quando crianças. Porém, podem estar conferindo sua caderneta de vacina para ver se realmente estão imunizados. Atualmente, o Ministério da Saúde tem esta vacina liberada para pessoas até 49 anos. Pedimos à população, principalmente dos 30 aos 49 anos, que revisem sua carteira de vacinação ou procure a sala de vacinas da unidade de saúde para conferir se possuem o esquema da vacina de hepatite ou se devem estar fazendo para prevenir a doença.