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Secretaria de Educação dá continuidade às ações do PNAIC

Dando continuidade às ações do PNAIC – Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa, a Secretaria de Educação de São João do Oeste, iniciou a formação continuada para todos os professores alfabetizadores e os demais interessados na última quarta-feira, dia 05 de março.

Esta formação continuada teve início em 2013, com uma carga horária de 120 horas, objetivando a articulação entre os diferentes componentes curriculares, com ênfase na Linguagem, cujas estratégias formativas priorizavam atividades de estudo, planejamento e socialização da prática.

Já para o ano de 2014, essa carga horária foi ampliada para 160 horas de encontros presenciais ao longo do ano letivo, distribuídas em 12 horas mensais dedicadas à alfabetização Matemática e à complementação dos estudos em Linguagem. 

A Secretária de Educação Silvane Inês S. Baumgarten destaca a importância deste programa em relação aos diferentes caminhos que o mesmo oportuniza ao professor em sua prática diária e a satisfação de que todos os professores alfabetizadores estarem fazendo a formação, uma vez que essa formação acontece fora do horário letivo, além da participação de vários outros professores, que no momento não atuam nas classes de alfabetização.

A Coordenadora do PNAIC no município, Marlise Herschaft, salienta que os professores apresentam envolvimento, motivação e comprometimento com as ações desenvolvidas e com a obtenção da meta proposta em alfabetizar os alunos até os 8 anos de idade. Enfatiza que, alfabetizar é ir além de ensinar a ler e escrever, é principalmente oportunizar ao educando a compreensão, interpretação e o raciocínio lógico.

Segundo a Orientadora de Estudos Teresinha Staub, a alfabetização matemática na perspectiva do letramento foi um pressuposto adotado em consonância com o material de formação em linguagem. Dessa forma, a alfabetização matemática é entendida como um instrumento para a leitura do mundo; uma perspectiva que supera a simples decodificação dos números e a resolução das quatro operações básicas.

A expectativa com relação a esta formação é muito positiva, já que grande número de docentes está envolvido e motivados para o aprendizado.