Município participa da I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Foi realizada na quinta-feira, 14, a I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa na cidade de Tunápolis, com a presença dos cinco municípios da região de abrangência da SDR de Itapiranga. São João do Oeste participou com uma delegação de 40 integrantes que representaram os Idosos do município, entre eles, o Prefeito Municipal Sérgio Luís Theisen, a Secretária de Saúde e Promoção Social Judite Gauer, a Assistente Social Cláudia Lenz e a Coordenadora dos grupos da terceira idade Ilse Schneiders.

Segundo Ilse, foram apresentados os resultados de um amplo trabalho de conscientização junto à classe. Considerando o aumento da longevidade e buscando promover novas políticas públicas, o momento é apropriado para reivindicar mais segurança e dignidade às pessoas idosas.

“É angustiante conviver num espaço onde o sentimento é de ver os aposentados como seres que já fizeram sua parte, como um elemento inútil que deva dar espaço à geração mais nova ou como alguém mecânico que não tem sentimentos”, complementa Ilse.

Propostas apresentadas pelo município de São João do Oeste:

*Que nos diversos conselhos constituídos, a nível municipal, estadual e federal, se garanta a participação de representante de pessoa idosa.

*Que sejam lançadas campanhas na mídia, de valorização da pessoa idosa, na comunidade e na família, para que após os 60 anos de idade continuem ativos na sociedade, ocupando espaços de decisão.

*Convênios com ILPIs – Instituição de Longa Permanência de Idosos. Constatamos na região um aumento significativo de idosos. No momento, não há demanda reprimida para serviço de acolhimento de idosos, no entanto, constatamos um aumento de pessoas idosas que não constituíram família, e/ou, que não possuem familiares em condições de cuidá-los, mas, num futuro próximo irão precisar de acolhimento institucional. Portanto, levando em consideração o exposto, manifestamos a preocupação em relação à deficiência/ausência da oferta de Serviço de Acolhimento para Idoso na nossa região.

*Oficialização/legitimação por parte da política de assistência social dos grupos tradicionais de idosos. Que sejam reconhecidos como espaço de participação, fortalecimento e construção da cidadania por ser um meio coletivo de inclusão, socialização e por proporcionar qualidade de vida.

*Que seja criado um mecanismo de controle na concessão de financiamento consignado para idosos, objetivando evitar o comprometimento da aposentadoria e evitando conflitos intrafamiliares.

*Criação de forma regionalizada do Disque-Idoso para receber denúncias, anônimas ou não. O Disque-Idoso faz a averiguação sobre a sua veracidade, através do órgão responsável mais próximo da ocorrência e, em seguida, a encaminha ao Ministério Público para que sejam tomadas as devidas providências.

*Que seja organizada a concessão do direito a passagem gratuita ao idoso, limitando o número de passagem por idoso, objetivando distribuição mais justa.