São João do Oeste realiza a 5ª Conferência Municipal de Saúde

No dia 28 de maio a Secretaria Municipal da Saúde de São João do Oeste realizou a 5ª Conferência Municipal de Saúde, com apoio do Conselho Municipal de Saúde.

A Conferência Municipal de Saúde teve por finalidade reorganizar o modelo de Atenção à Saúde Pública do município de São João do Oeste, com base na Saúde Pública de Qualidade, através da discussão dos problemas de saúde do município e da proposição de diretrizes para atualizar o Plano Municipal de Saúde.

O tema definido pelo Conselho Nacional de Saúde foi “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas” e o eixo “Direito do Povo Brasileiro”. Além do temário central também foram trabalhados os seguintes eixos: “Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade”, “Participação e Controle Social” e “Financiamento do SUS e Relação Público-Privado”.

A abordagem do temário central foi realizada por exposição da palestrante Lisiane Thomé Rukhaber, seguida de discussão nos grupos de trabalho e posterior aprovação de propostas na plenária final. Os delegados escolhidos para participar da 7ª Conferência Estadual de Saúde que será realizada nos dias 23, 24 e 25 de setembro de 2015, foram Hilário José Spies e Gustavo Scholz representado os trabalhadores de saúde, e Claunei Weber e Ari Werle representando os usuários.