Notícias

Cuidar de Quem Cuida realiza encontro

No último dia 23 realizou-se o vigésimo encontro dos cuidadores, coordenado pela equipe de trabalhadores do Departamento de Assistência Social da Prefeitura.

A proposta de trabalho foi apresentada em setembro de 2010 a partir da constatação de um elevado número de pessoas do nosso Município em situação de dependência, que necessitam de cuidados temporários ou permanentes. Verificou-se ainda que os cuidadores em sua maioria são mulheres, que fazem parte da família e que foram designadas para serem as principais responsáveis pelos cuidados daquele que está impossibilitado de realizar a maioria das suas atividades sozinho. Estes cuidados que são realizados durante o dia e à noite, e que muitas vezes serão feitos durante anos a fio, levam a uma sobrecarga física, psíquica e social de quem cuida.


O programa tem o propósito de valorizar e cuidar da saúde física e mental do cuidador e prevenir a reincidência de violação de direitos. As ações que a equipe desenvolve estão pautadas na qualidade de vida do cuidador, que é definida como ele mesmo avalia a importância do seu trabalho no contexto familiar e social. Da consciência da relevância da atividade que desenvolve, que acima de tudo, está auxiliando a pessoa que se encontra em situação de maior vulnerabilidade, acometida de limitação física, psicológica, doença degenerativa ou do próprio envelhecimento.


O programa “Cuidar de quem cuida” está em constante construção porque a participação dos cuidadores é essencial na elaboração de propostas para o desenvolvimento das ações e o impacto social apresentado é positivo entre os cuidadores e seus familiares.