Realizada prestação de contas da 7. Deutsche Woche

Reuniram-se na noite de terça-feira, 11 de agosto, numa das salas do Centro de Pastoral, os membros da Comissão Central Organizadora, coordenadores, dirigentes das entidades, prefeito municipal Sérgio Theisen, secretária municipal de educação Silvane Inês Schneiders Baumgarten e demais envolvidos na realização da 7. Deutsche Woche (7ª Semana Alemã).

O propósito do encontro foi fazer uma avaliação ampla da edição da Semana Alemã que transcorreu em São João do Oeste de 19 a 25 de julho do corrente ano. Vários apontamentos e sugestões foram colhidos para estarem sendo aplicadas em edições futuras do evento.

A partir das considerações feitas pela CCO, cada entidade expôs seus relatos quanto a execução de suas atividades na programação da Deutsche Woche. Pontos altos foram enaltecidos e sugestões foram compartilhadas para melhorar anualmente o evento como um todo.

Como avaliação principal, o consenso geral foi de que se tratou da maior edição do evento já realizada. Ressaltou-se principalmente a grande participação popular, através do grande fluxo de turistas e de visitantes que prestigiaram a festa.

Foi apresentada a prestação de contas do evento. Todos os comprovantes de despesas, bem como de receitas foram minuciosamente detalhados e explicados aos presentes. Iniciou-se com a apresentação dos resultados financeiros obtidos com os eventos realizados por cada entidade. A soma do montante resultou num resultado positivo de R$ 51.571,35. Cada entidade, efetuou o repasse de 8% do lucro ao caixa geral do evento, como forma de contrapartida.

Todos os envolvidos manifestaram grande satisfação quanto aos resultados obtidos, sendo também unânimes em ressaltar que além do valor financeiro, o fundamental é a preservação do caráter cultural que o evento em si promulga.

Finalizou-se a prestação de contas, apresentando os números financeiros gerais do evento, com os quais a Comissão Organizadora delineou toda a programação realizada nos sete dias de evento. Com receita fomentada com recursos de patrocínios, convênio com prefeitura municipal e do próprio evento, apurou-se uma sobra final de R$ 1.195,73.

Esclarecimentos Importantes

Importante frisar que a Deutsche Woche é mantida pela Associação Cultural Alemã, que é responsável pela aplicação e custeio geral de todas as despesas do evento, deixando as promoções diárias em si e seus respectivos lucros, sob direito da entidade cultural responsável por tal.

Na edição deste ano, estiveram envolvidos e realizaram as promoções, o Grupo Folclórico Liebe Zum Tanz Adulto, o Grupo Folclórico Liebe Zum Tanz Infanto/Juvenil (com diretorias e organizações distintas), o Clube do Cavalo Otto Veit, a APP da Creche Municipal Kinder Haus e o Setor da Terceira Idade do município de São João do Oeste.

Em relação ao Bierwagen, com distribuição de chopp pela cidade, a incumbência de sua organização foi da ACISJO – Associação Comercial e Industrial de São João do Oeste, sendo os custos patrocinados pelas empresas participantes.

A realização do Baile de Chopp no encerramento ocorre de forma autônoma, sem que haja envolvimento de qualquer recurso financeiro do caixa geral da Deutsche Woche, sendo todas as despesas envolvendo sua realização deduzidas diretamente da receita obtida no próprio evento.

OBS: Todos os documentos e comprovantes da prestação de contas estão disponíveis para consulta junto à Prefeitura Municipal de São João do Oeste.

Para finalizar, aproveita-se a oportunidade para estar anunciando e oficializando a data de realização da 8.  Deutsche Woche, de 17 a 23 de julho de 2016.

Comissão Central Organizadora da 7. Deutsche Woche
André Klunk / Lisete W. Lottermann / Jonathan Grasel / Juliane Steffen / Vicente J. Schneider