Secretaria de Saúde desenvolve atividades com hipertensos e diabéticos

O grupo de hipertensos e diabéticos (Hiperdia) é desenvolvido pela Secretaria de Saúde, que visa manter um cuidado especial com as pessoas que sofrem com essas doenças crônicas, conhecidas popularmente como “pressão alta” e o “diabetes”.

Estes encontros são realizados na sede do município, onde a equipe interdisciplinar de Saúde se reúne com os pacientes e executam ações educativas e preventivas em saúde, visando acompanhar e monitorar a hipertensão e o diabetes nos pacientes assistidos pelo Hiperdia.

O encontro, realizado no dia 13 de setembro, teve a participação de 28 hipertensos e diabéticos. O município tem hoje 1.204 hipertensos e 146 diabéticos que são acompanhados na unidade de saúde do município. Este número é bastante expressivo e preocupante para a equipe da saúde.

Neste encontro foram realizadas orientações alimentares e o teste de glicose no sangue (HGT). Estiveram presentes no grupo a Enfermeira Celina Lasarotto, a Nutricionista Fabíola Maldaner e as Agentes de Saúde Flávia Krein, Ingrid Werle, Marlene Follmann e Soleide Rodrigues. Os demais encontros serão bimestrais e próximo ficou agendado para o dia 22 de novembro. A Secretaria de Saúde agradece a presença de todos.