São João do Oeste inicia Terceiro Ciclo do PNAIC

Iniciou na última quarta-feira, dia 02 de setembro, o terceiro ciclo do PNAIC 2015 com a participação de todos os professores alfabetizadores da rede municipal – num total de 6, e demais professores interessados em fazer a formação – num total de 15.

O programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), é um compromisso assumido em 2012 pelos Governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e Municípios com o objetivo de assegurar que todas as crianças brasileiras sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

É formado por um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas que são disponibilizados pelo MEC e que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada dos Professores alfabetizadores.

A alfabetização abre portas para um mundo de possibilidades. Ler, escrever, compreender, interpretar e produzir conhecimento são formas de desenvolver capacidades e de se inserir plenamente na sociedade. Para isso, o programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa tem sido desenvolvido por meio de ações que estimulam a ação reflexiva do professor sobre o tempo e o espaço escolares. Cinco princípios centrais orientam a proposta de 2015:

– Currículo inclusivo, que defende os direitos de aprendizagem de todas as crianças, fortalecendo as identidades sociais e individuais;

– Integração entre os componentes curriculares;

– Foco na organização do trabalho pedagógico;

– Seleção e discussão de temáticas fundantes em cada área de conhecimento;

– Ênfase na alfabetização e letramento das crianças.

A formação continuada, em forma de curso presencial teve início em 2013, quando os professores participaram de um curso com carga horária de 120 horas, objetivando sobretudo, a articulação entre diferentes componentes curriculares, com ênfase na linguagem. As estratégias formativas priorizadas contemplaram atividades de estudo, planejamento e socialização da prática.

Em 2014, o curso teve duração de 160 horas, com o objetivo de aprofundamento e ampliação de temas tratados em 2013, também com foco na articulação entre diferentes componentes curriculares, mas com ênfase na matemática.

Em 2015, serão implantadas as ações do PNAIC em todas as áreas do currículo da educação básica em âmbito nacional com carga horária de 80 horas, incluindo atividades extraclasse, para os professores alfabetizadores.

Segundo a Coordenadora Pedagógica e Orientadora de Estudo do PNAIC Teresinha Staub, a novidade será a ampliação para as demais áreas do conhecimento, de forma integrada, abrangendo todas as áreas de conhecimento de modo a promover a educação integral das crianças nesse início do processo de escolarização.

Esse processo formativo tem como meta ampliar as discussões sobre a alfabetização na perspectiva do letramento numa abordagem interdisciplinar, que privilegie um diálogo permanente e sistemático com a prática docente e equipe gestora da escola para a garantia dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes e para a melhoria da qualidade do ensino público brasileiro.