Notícias

Setembro – mês de prevenção e redução de suicídios

A partir deste ano, o mês de setembro passa a ser símbolo da OMS para redução e prevenção de suicídios. (Setembro Amarelo). Segundo a OMS, 10% dos casos de suicídios são preveníveis, pois estão associados a patologias de ordem mental diagnosticáveis e tratáveis, principalmente a depressão.

No Brasil são aproximadamente 12 mil casos por ano, em média 32 por dia. A necessidade de falar sobre suicídio está principalmente nos números. Em cada caso de suicídio, 6 a 10 outras pessoas são diretamente impactadas (familiares, amigos e colegas), sofrendo consequências difíceis de serem reparadas.

Além dos sintomas característicos das psicopatologias associadas ao suicídio (depressão, transtornos relacionados ao uso de substâncias, esquizofrenia, transtornos de personalidade, etc) é importante acompanhar eventuais mudanças de comportamento que indiquem a tendência ao isolamento social, desinteresse generalizado, angústia e aflição, baixo rendimento escolar ou produtividade. São alguns indícios de que algo pode estar errado.

A Secretaria de Saúde de São João do Oeste é parceira nesta causa. Em caso de dúvidas procure algum profissional da área da saúde.