Setor de Água realiza Análises Completas da Água de Abastecimento Público

Para atender exigências da legislação de potabilidade da água (lei do M.S. nº 2.914) e da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento – ARIS, além de buscar também garantir a qualidade da água fornecida para a população, o município de São João do Oeste está investindo expressivo valor em análises de água.

Conforme o Engenheiro Sanitarista e Ambiental, William Dill Arenhardt, neste semestre, serão aproximadamente R$ 24.860,00 em análises com laboratórios externos e R$ 20.000,00 para as análises realizadas nas estações de tratamento. Já a projeção para o ano de 2016, é que com todas as análises durante o ano, se gaste aproximadamente R$ 80.000,00.

Visto que são coletadas amostras de água nos pontos de captação (rios e açudes), após as estações de tratamento e na rede de distribuição (residências), e são encaminhadas para os laboratórios externos. Nas amostras de água coletadas são analisados 97 parâmetros, englobando elementos orgânicos, inorgânicos, microbiológicos, agrotóxicos, BTEX, cianotoxinas, físico-químicos, organolépticos e produtos secundários da desinfecção.

Então, como pode ser visto, a administração municipal através do setor de água está realizando investimentos expressivos para realizar o controle de qualidade da água fornecida e garantir sua potabilidade; dessa forma nos permite garantir que conforme laudos já recebidos das análises, toda a água fornecida está potável e não apresenta qualquer risco à saúde da população”, enfatiza William.