Notícias

Secretário da Agricultura participa de audiências em Florianópolis

O Secretário da Agricultura e Meio Ambiente Fernando Bisigo, esteve em Florianópolis nos dias 09 e 10 de novembro, onde teve duas audiências importantes principalmente sobre a questão ligada à agricultura. 

Em primeira audiência, acompanhado do Secretário Executivo da Ameosc Sr. Airton Fontana, conversaram e levaram solicitação ao Secretário Adjunto da Agricultura do Estado de Santa Catarina referente ao programa “Agua para o Campo”, onde os produtores do município de São João do Oeste foram contemplados com cisternas de 500 mil litros. É um programa que contemplou os municípios que decretaram estado de calamidade pública e/ou emergência nos anos de 2011/2012. São João do Oeste foi contemplado com 26 cisternas sendo que 19 produtores tiveram interesse em aderir. O secretário Fernando foi solicitar agilidade no andamento do programa, pois vê que é de fundamental importância iniciar um trabalho sério no estoque de água para consumo animal e/ou humano.

Já a segunda audiência foi com o Superintendente do MAPA em SC, Sr. Jacir Massi, para tratar do programa Pisacoop. Acompanhado do Secretário da Ameosc, Fernando apresentou os números e o que representa a Ameosc em questão de produção leiteira dentro do Estado de Santa Catarina. Fernando foi escolhido o Presidente do CTG (Comitê Técnico Gestor), do programa onde foi encaminhado o plano de trabalho e o nome das famílias que foram escolhidas pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) de cada município para o MAPA. -“Este projeto tem como finalidade a consultoria e assessoria às propriedades rurais. Sei da importância desse projeto por que tive a oportunidade de conhecê-lo no município de Fraiburgo e participar de dia de campo em um município do Rio Grande do Sul “, destaca o Secretário. Na oportunidade foi solicitado agilidade no andamento dos trabalhos do programa, pelo fato de ser um programa que funciona e os resultados são visíveis dentro das propriedades. – “Nada melhor que conhecer o programa adaptado à propriedade e ouvir do produtor rural os resultados que ele traz. E esta é a maior satisfação de ver que estamos buscando programas sérios e que trazem o devido retorno ao produtor e ao município”, finaliza Fernando.

E para aproveitar a viagem, o Secretário visitou os gabinetes dos Deputados Padre Pedro Baldissera e Marcos Vieira, para tratar de assuntos relacionados a repasse de recursos ao município de São João do Oeste.