Educação promove Seminário local do PNAIC
Com o objetivo de promover a socialização dos projetos pedagógicos e sequencias didáticas desenvolvidos pelos professores da Rede Municipal de Ensino, durante o exercício de 2015, a Secretaria Municipal de Educação proporcionou um momento de encontro com toda a equipe para exposição e compartilhamento de experiências pedagógicas bem-sucedidas.
O Seminário aconteceu no dia 11 de novembro, no auditório do Centro de Pastoral. Foram apresentados 13 trabalhos abordando diversas temáticas e envolvendo turmas e anos variados:
– Cleuni Bressler, Michele Gassen e Simone Vollmer – Maternal II da Creche Municipal Kinder Haus – Projeto do Pano Encantado;
– Josiani Pauli e Liane Spaniol – 2º ano e inglês do Centro Educacional São João do Oeste – Projeto Alimentação;
– Lisane Werlang – Creche Municipal Kinder Haus – Contação de Histórias;
– Marlene Jungblut – 1º ano do Centro Educacional Cristo Rei – Medidas de tempo;
– Lourdes Flach – 3º ano do Centro Educacional Cristo Rei – Solo
– Marlise Klunk e Laudir Seger – 1º ano e educação física do Centro Educacional São João do Oeste – Projeto Cachorro;
– Jacinta Petry Wirth – Maternal III da Creche Municipal Kinder Haus – Projeto de Adaptação;
– Otávio Follmann – 3º ano do Centro Educacional São João do Oeste – Cantigas de roda;
– Luciane Hendges – Creche Municipal – Contação de Histórias;
– Ivanir Mayer – 2º ano do Centro Educacional Cristo Rei – Sistema Monetário;
– Claudia Schneider Azevedo – Artes – Mosaico;
– Tonico Wolfart – Musicalização – Conhecimento da família dos instrumentos musicais;
– Janice Rambo, Aline Wiest e Daiana Link – Centro Educacional Cristo Rei – Programa Mais Educação.
Os demais professores já haviam apresentado seus projetos no final do 1º Semestre. Durante todo o dia diversas dinâmicas foram aplicadas com o grupo.
Segundo Teresinha Staub, Coordenadora Pedagógica e Orientadora de Estudos do PNAIC, a formação continuada pelo PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, foca este ano na interdisciplinaridade no Ciclo de Alfabetização, por isso é importante que todos os professores das áreas se envolvam nos projetos dos professores titulares e, estes abordem os temas integrando todas as disciplinas.