Educação promove Seminário local do PNAIC

Com o objetivo de promover a socialização dos projetos pedagógicos e sequencias didáticas desenvolvidos pelos professores da Rede Municipal de Ensino, durante o exercício de 2015, a Secretaria Municipal de Educação proporcionou um momento de encontro com toda a equipe para exposição e compartilhamento de experiências pedagógicas bem-sucedidas.

O Seminário aconteceu no dia 11 de novembro, no auditório do Centro de Pastoral. Foram apresentados 13 trabalhos abordando diversas temáticas e envolvendo turmas e anos variados:

– Cleuni Bressler, Michele Gassen e Simone Vollmer – Maternal II da Creche Municipal Kinder Haus – Projeto do Pano Encantado;

– Josiani Pauli e Liane Spaniol – 2º ano e inglês do Centro Educacional São João do Oeste – Projeto Alimentação;

– Lisane Werlang – Creche Municipal Kinder Haus – Contação de Histórias;

– Marlene Jungblut – 1º ano do Centro Educacional Cristo Rei – Medidas de tempo;

– Lourdes Flach – 3º ano do Centro Educacional Cristo Rei – Solo

– Marlise Klunk e Laudir Seger – 1º ano e educação física do Centro Educacional São João do Oeste – Projeto Cachorro;

– Jacinta Petry Wirth – Maternal III da Creche Municipal Kinder Haus – Projeto de Adaptação;

– Otávio Follmann – 3º ano do Centro Educacional São João do Oeste – Cantigas de roda;

– Luciane Hendges – Creche Municipal – Contação de Histórias;

– Ivanir Mayer – 2º ano do Centro Educacional Cristo Rei – Sistema Monetário;

– Claudia Schneider Azevedo – Artes – Mosaico;

– Tonico Wolfart – Musicalização – Conhecimento da família dos instrumentos musicais;

– Janice Rambo, Aline Wiest e Daiana Link – Centro Educacional Cristo Rei – Programa Mais Educação.

Os demais professores já haviam apresentado seus projetos no final do 1º Semestre. Durante todo o dia diversas dinâmicas foram aplicadas com o grupo.

Segundo Teresinha Staub, Coordenadora Pedagógica e Orientadora de Estudos do PNAIC, a formação continuada pelo PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, foca este ano na interdisciplinaridade no Ciclo de Alfabetização, por isso é importante que todos os professores das áreas se envolvam nos projetos dos professores titulares e, estes abordem os temas integrando todas as disciplinas.