Atividades culturais são destaque no município

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, através da Associação Cultural Alemã, idealizou novo projeto em 2015, para atender os alunos de música do município.

No início do ano, foi contratado o Professor/Maestro Henrique Drebel, que passou a ministrar aulas de alfabetização musical, inserindo os alunos em um novo método de aprendizagem de violão, teclado, bateria e gaita.

Desta forma, foi reestruturada a Orquestra Clave de Sol, que passou a ter ensaios semanais e, com os investimentos em equipamentos feitos este ano pela municipalidade, foi possível realizar diversas apresentações no município e região.

Este ano, a Orquestra foi convidada para se apresentar no Clube Comercial de São Miguel do Oeste por duas vezes, em um evento do SEBRAE e, em um evento da ACISMO. Também já havia se apresentado na Praça da Matriz na 2ª Parada da Família.

Ainda estão programadas apresentações da Orquestra para este ano, dia 19/12 no Concerto Natalino na Praça da Matriz em São João do Oeste, dia 20/12 em Guarujá do Sul no Natal 2015, dia 22/12 em Campo Erê e no dia 23/12 no Show Natalino de Patinação em São João do Oeste.

Henrique também iniciou as aulas de técnica vocal com um grupo formado por pessoas de todas as faixas etárias, com o objetivo de animar missas, cultos e outros eventos culturais do município.

O Grupo já participou da noite cultural na Deustche Woche e em duas oportunidades animou os cultos na Igreja Matriz de São João do Oeste.

A avaliação da Secretária de Educação, Cultura e Esportes, acerca do investimento que o município está fazendo na área de música, é bastante positiva. “Percebe-se uma nova motivação por parte dos integrantes da Orquestra e Grupo Vocal, pois a partir deste ano, o ensino de música passou a ter uma conotação profissional, já que os alunos estão sendo alfabetizados, ou seja, possuem condições de ler e interpretar uma partitura por conta própria”.

A intenção da Municipalidade é dar continuidade ao projeto no ano de 2016.