Secretaria Municipal da Saúde realiza campanha de combate à AIDS

O dia 1 de dezembro foi internacionalmente instituído como o Dia Mundial de Combate à AIDS e é uma data para que o mundo una forças para a conscientização sobre essa doença. Segundo o Ministério da Saúde, o número de pessoas infectadas pelo HIV no Brasil é de aproximadamente 530.000. Dessas pessoas, 25,4% não sabem que estão infectadas, e cerca de 30% dos pacientes ainda chegam ao serviço de saúde tardiamente.

O que é HIV?
É o causador da AIDS. O HIV (vírus da imunodeficiência humana) recebe esse nome, pois destrói o sistema imunológico. Há portadores do vírus (soropositivos) que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença, mas podem transmitir o vírus a outras pessoas.

Como se pega o HIV?
Como o HIV está presente no sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno, o vírus pode ser transmitido de várias formas:

• Sexo sem camisinha (oral, vaginal ou anal);

• Compartilhando agulhas e seringas contaminadas;

• Da mãe infectada para o bebê durante a gravidez, na hora do parto e/ou amamentação;

• Transfusão de sangue contaminado com o HIV;

• Instrumentos que furam ou cortam, não esterilizados.

Por que fazer o teste de AIDS?
Saber do contágio pelo HIV precocemente aumenta a expectativa de vida do soropositivo. Quem busca tratamento especializado no tempo certo e segue as recomendações do médico ganha em qualidade de vida.

Por isso, no dia 02 de dezembro a Secretaria Municipal de Saúde de São João do Oeste estará realizando a distribuição de folders e preservativos nas ruas da cidade, para informar a população sobre a necessidade de prevenção da doença. O preconceito e a discriminação são as maiores barreiras no combate à doença, e os estigmas são provocados principalmente pela falta de conhecimento, mitos e medos. Todas as pessoas que estiverem com dúvida ou desejarem fazer exames podem procurar a Unidade de Saúde.