Grupo Folclórico Liebe Zum Tanz cumpre intensiva agenda de apresentações

O Grupo Folclórico Liebe Zum Tanz da cidade de São João do Oeste, esteve em turnê no último final de semana, 27 a 29 de novembro, pelas cidades gaúchas de Vale Real, Nova Petrópolis e Santa Maria do Herval.

A agenda do final de semana iniciou com almoço promovido pela Associação dos Catarinenses de Vale Real, oportunizando o reencontro com amigos e familiares daquela região, além de estar firmando a parceria com a entidade agendando sua participação na Semana Alemã em 2016.

Já em Nova Petrópolis, fez-se um passeio pelos principais pontos turísticos, com propósito, além do lazer, estar colhendo ideias e iniciativas para serem implementadas no município de São João do Oeste na questão de ornamentação.

O ponto auge ocorreu na cidade de Santa Maria do Herval, onde ocorreu a comemoração dos 25 anos do Grupo Folclórico Teewald, reunindo grupos de toda região da grande Porto Alegre e Vale do Taquari, além da direção da ACG – Associação Cultural Gramado.

O Liebe Zum Tanz, marcou presença no evento com 27 dançarinos, fazendo sua apresentação de danças, bem como aproveitando a oportunidade de estar convidando a todos os presentes para participar da 8. Deutsche Woche.

Agenda intensa de Apresentações durante o ano

Encerrada a sétima edição da Deutsche Woche em julho, o Grupo Folclórico Liebe Zum Tanz teve uma intensa agenda de apresentações e participações em eventos por toda região. Além da categoria adulta, em várias oportunidades o município foi representado pelas categorias de base do grupo folclórico, formado por crianças, acompanhados de seus pais.

Em agosto, esteve presente no evento na cidade de São Carlos nas comemorações do aniversário do Grupo Edelweis. Também participou do encontro regional de grupos folclóricos infanto/juvenis promovido pela LAAOSC, sendo neste ano sediado pelo grupo da cidade de Paraíso.

No mês de setembro, marcou presença nos eventos promovidos pelos grupos das cidades de Palmitos e de Linha Catres/Mondaí. Também apresentou a cultura do município de São João do Oeste através da dança, na festa da Família Specht realizada na localidade de Linha Jaboticaba.

Em outubro, a maratona de apresentações do mês da oktoberfest iniciou com a participação no evento de abertura em Linha Presidente Becker. Também o grupo representou o município de São João do Oeste no desfile da Oktoberfest realizado na cidade de Itapiranga. Ainda participou do evento realizado em Santa Terezinha/São José do Cedro, encerrando as apresentações daquele mês em Linha Beleza com um show na Oktoberfest do Sítio do Tio Albano. Também o grupo infanto/juvenil marcou presença na Oktoberfest na cidade gaúcha de Alpestre.

Em novembro, além da viagem às cidades gaúchas, esteve participando da Musikantenest em Tunápolis. Também marcou presença na assembleia da LAAOSC, onde foi homologado o município de São João do Oeste como sede para realização do Seminário Regional de Danças Folclóricos a ser realizado em fevereiro de 2016, com a presença de professores da Alemanha para o repasse de danças.

Em dezembro, após participar do evento promovido pelo grupo folclórico da cidade de Guarujá do Sul, terá um pequeno recesso nas atividades, retornando às atividades já em janeiro do próximo ano, a fim de estar organizando o seminário de danças.

É com garra e determinação que os dançarinos, sem exceção, dedicam seu tempo para os ensaios, realizados semanalmente, procurando aprimorar cada vez mais as coreografias das danças. Dispendem de suas atividades e de seus recursos financeiros para poder acompanhar as viagens de apresentações nas quais o grupo participa.

Todo esse trabalho é possível, decorrendo de uma série de fatores: o envolvimento e o comprometimento dos dançarinos nos ensaios e apresentações; a dedicação dos coordenadores e responsáveis pela condução das atividades do grupo; o apoio do poder público municipal, fornecendo a estrutura e as condições necessárias para a condução dos trabalhos; os pais e familiares dos dançarinos sempre somando junto; a comunidade saojoestina, grande incentivadora do trabalho cultural realizado, apoiando os eventos realizados durante o ano, que são a principal fonte financiadora que garante a execução de todas as atividades.