Notícias

Vigilância Sanitária – atividades realizadas em 2015

O Setor da Vigilância Sanitária realizou no ano de 2015, 281 inspeções sanitárias em estabelecimentos sujeitos à vigilância sanitária, tais como bares, restaurantes, açougues, padarias, supermercados, hotéis, drogarias, agropecuárias, pet shop, salões de beleza, salas de massagem, associações comunitárias, dentre outros.

Foram emitidos neste período, 198 Alvarás Sanitários, documento este que licencia as empresas sujeitas à vigilância sanitária a funcionarem, além de 37 Licenças de Transporte de alimentos para veículos.

Em 2015, 29 estabelecimentos novos foram cadastrados junto à Vigilância Sanitária local.

Na área de Saneamento, a Vigilância Sanitária é responsável pelo controle da qualidade da água para o consumo humano. Em 2015 foram realizadas 120 coletas de amostras de água para análise no laboratório central do Estado e foram vistoriados 120 sistemas individuais de tratamento de esgoto.

Também faz parte do trabalho da Vigilância Sanitária de São João do Oeste a aprovação de projetos hidro-sanitários de construções novas ou em fase de regularização, totalizando 76 projetos nos últimos 12 meses.

Foram recebidas no período, 48 denúncias nas mais diversas áreas como saneamento, alimentos, venda irregular de produtos e crimes ambientais.

Um veículo Fiat Strada Working 1.4 no valor de R$ 50.500,00 foi adquirido para o setor, com verbas específicas da Vigilância Sanitária e da Vigilância em Saúde.

Nesse período houve ainda 01 resposta à solicitações do Ministério Público e 01 coleta de produto para análise fiscal, além de palestras para o setor regulado e nas escolas.

A Vigilância Sanitária de São João do Oeste visa promover a saúde pública atuando na eliminação, diminuição ou prevenção de riscos à saúde, intervindo nos problemas decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e serviços.