A noite em que a cultura foi destaque

Sábado, 06 de fevereiro, realizou-se uma mostra de cultura e arte no município de São João do Oeste. Uma noite em que foram afamados o canto, a música e a dança. O evento realizou-se no Pavilhão Comunitário, reunindo um público expressivo de toda região.

O evento iniciou com a apresentação da Orquestra Clave de Sol, formada por crianças e adolescentes, sob a regência do professor Henrique Drebel. Um mix de canções brasileiras e alemãs encantaram os presentes.

Seguindo, foi a vez da Banda Municipal, sob regência do maestro Ademar Meurer, encantar o público. Com seus instrumentos de sopro e percussão, garantiram a animação e a empolgação através de sua música.

Encerrando a noite, a dança folclórica alemã foi o destaque. Foram apresentadas seis danças pelos coordenadores de grupos folclóricos oriundos de 15 municípios da região, num total de 21 grupos representados. O repertório de danças apresentadas foi resultado do Seminário Regional de Danças Folclóricas que transcorreu no município, de 04 a 07 de fevereiro. Curso que teve participação de 65 dançarinos, sendo ministrado pelos professores Landulf e Silvia Jäger, da cidade de Erlangen, Alemanha.

Finalizadas as apresentações, os professores alemães usaram a palavra e expressaram a grande alegria e satisfação pela oportunidade de poderem estar conhecendo a região. Enfatizaram também, a surpresa com a qual observaram a grande valorização da cultura alemã no município de São João do Oeste nos seus aspectos mais amplos como a língua, costumes, canto, ensino, religião e dança. Finalizando sua fala, Landulf enfatizou: “Vejo que aqui, em muitos aspectos, ainda existe maior valorização dos aspectos culturais alemães, do que em várias regiões da própria Alemanha”.

É através desses eventos, que a Associação Cultural Alemã de São João do Oeste apresenta o resultado das suas atividades por meio das entidades que a compõem, como a Orquestra Clave de Sol, Banda Municipal, Grupo Liebe Zum Tanz, corais e grupos de canto.

Sob o apoio fundamental da municipalidade, cuja preocupação constante com a preservação e fortalecimento dos aspectos culturais é dada a devida importância, crianças, jovens, adultos e terceira idade tem a oportunidade de participar de uma gama grande de atividades que visam o aprendizado e a formação cultural dos munícipes.

,