Notícias

Diretor Cultural participa do XI Encontro da CAAL

Realizou-se entre os dias 25 a 29 de setembro o XI Encontro da CAAL – Encontro das Comunidades Alemãs da América Latina – no Clube Transatlântico, na cidade de São Paulo. Estiveram presentes representantes da Argentina, Peru, além de representantes de estados brasileiros como: Minas Gerais, Espirito Santo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O Estado de Santa Catarina esteve representado por Florianópolis, Blumenau e São João do Oeste e o Rio Grande do Sul pelas cidades de Santa Maria do Herval, Porto Alegre e Venâncio Aires.

De acordo com o Diretor Cultural do município, José Schneider, que esteve participando do encontro, foram abordados vários assuntos e houve também várias trocas de experiências entre os participantes. Destaque para o trabalho do médico pediatra aposentado de Venâncio Aires que em 1991 adquiriu um prédio de 1.500m2 com três pisos, projetado e construído pelo arquiteto alemão Stock em 1929. O interessante nisso, segundo José, é que o grupo formado para organizar o museu não tinha nada em caixa e o prédio foi adquirido através de doações das empresas do município, que adquiriam de 01 até 20m2 do prédio, pagando em 10, 15 ou até 20 vezes com desconto automático na conta bancária. Até o ano de 1994 o prédio estava totalmente pago e restaurado.

Outro destaque, segundo José, é o Hospital Beneficente Alemão de São Paulo, que além de atendimentos normais de conveniados e particulares, realiza cirurgias de média e alta complexidade e ainda mantém a ala de atendimento em forma de internato e semi-internato para grupos da terceira idade.

Outros destaques do encontro foram a apresentação do trabalho da Professora Solange, de Santa Maria do Herval com o livro ‘Minhas Primeiras 100 Palavras em Hunsrick’ e a experiência do militar aposentado Fanck, de Minas Gerais, que falou da primeira estrada Rio-Minas e da filha do mesmo, que falou do seu grupo folclórico e do cultivo das tradições alemãs na cidade. Vale ressaltar que eles são de origem alemã, mas não falam a língua e apenas três pessoas do município mineiro falam o alemão.

O próximo encontro será em 2014 na cidade de Nova Petrópolis – Rio Grande do Sul. Conforme o Diretor Cultural, São João do Oeste e Maravilha tem participado regularmente deste evento e espera que outros municípios da região também participem das próximas edições, demonstrando seu potencial de cultura alemã com experiências e conferencistas, como São João do Oeste já o fez com o Professor Roque Jungblut.