Escolas Municipais desenvolvem projetos de trânsito

“Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito: efeitos, responsabilidades e escolhas” é o título que leva a temática da Semana Nacional de Trânsito que ocorreu entre os dias 18 e 25 de setembro deste ano. A Lei Seca mais rígida está em vigor, e o debate a respeito do esforço legal aliado à educação no trânsito é fundamental para evitar fatalidades.

As escolas da Rede Municipal de Ensino, realizaram diversas atividades relacionadas à temática.

Durante a segunda quinzena do mês de setembro as turmas do Centro Educacional realizaram atividades variadas alusivas à segurança no trânsito.

Inicialmente, todas as turmas participaram de palestra no dia 20 de setembro, ministrada pela Polícia Rodoviária, representada pelo soldado Evandro Ghilardi, que, com ênfase, ressaltou os cuidados que as crianças devem ter ao utilizar as vias.

Apresentou ainda, vários exemplos de que as crianças, mesmo não sendo condutores de veículos, são pedestres, ciclistas e passageiros e que, desta forma, também fazem parte do trânsito, devem seguir regras e principalmente agir com segurança.

O soldado explanou e demonstrou o uso correto do cinto de segurança.

Além da palestra, todas as turmas realizaram atividades em sala, como jogos, vídeo sobre a segurança dos ciclistas, produções textuais, entrevistas e outras atividades pedagógicas voltadas ao tema.

A turma do terceiro ano, juntamente com sua professora Rosilei, organizou um jogo, com o objetivo de desenvolver a consciência das normas de trânsito, ensinando as crianças sobre a sua função e sua importância.

O jogo corresponde a uma trilha, que foi construída pelos alunos no chão do auditório da escola. Todas as turmas da escola puderam jogar e se divertir, aprendendo assim a respeitar os sinais de trânsito e desenvolver uma consciência de que trânsito é algo sério e que deve ser encarado com responsabilidade.