Notícias

Município participa do 4º Fórum de Museus de Santa Catarina

“Essa foi uma semana especial para a cultura catarinense, em especial para os museus, espaços de memória e seus profissionais.”, palavras de Mauricio Rafael, coordenador geral do Sem/SC, dando inicio ao 4º Fórum Estadual de Museus.

Durante três dias foi realizado o 4º Fórum de Museus de Santa Catarina. O evento aconteceu em Florianópolis. Na oportunidade foram apresentadas conferências, painéis e comunicações que ilustraram as possibilidades de atuação das instituições museológicas. Carinhosamente o evento foi chamado de “Fórum de Ideias”, justamente por esse caráter incentivador e propositivo.

Também foram eleitos os novos representantes da sociedade civil que irão compor o Comitê Gestor do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC). Serão eles que irão acompanhar, propor e discutir os projetos da Fundação Catarinense de Cultura para o campo museal no estado.

E para finalizar foi conseguido, após sete fóruns regionais, aprovar o documento que irá reger ações de políticas públicas para nossa área. Finalmente teremos um planejamento estratégico, que foi construído e legitimado por mais de 200 pessoas. 

Dividimos essa felicidade e conquista com todos aqueles que caminharam juntos conosco rumo a um ideal: que nossos museus sejam espaços de preservação, apropriação, disseminação e democratização cultural. Nosso campo ainda é restrito e, portanto, a união é imprescindível para execução e consolidação do Plano Setorial de Museus. 

Fomos a primeira setorial da cultura catarinense a elaborar seu plano. Agora, Estado e Sociedade possuem responsabilidades compartilhadas que precisam ser assimiladas e cumpridas por cada um de seus representantes.