Notícias

CRAS desenvolve oficinas com Grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

O CRAS-Família Cidadã desenvolve o Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos, que visa à melhoria da qualidade de vida das famílias atendidas.

As ações desenvolvidas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos são pautadas na organização de trabalhos em grupos de convivência, espaços direcionados à troca de experiências pessoal e cultural, que possibilitam reflexões de suma importância para a aquisição de conhecimento, autonomia, desenvolvimento de potencialidades, busca pela garantia de direitos e principalmente a emancipação das famílias atendidas.

No SCFV para idosos são atendidas pessoas com 60 anos de idade ou mais, sendo que com esse grupo são realizadas oficinas de Dança de Salão, pois a dança é um recurso interessante capaz de contribuir para autonomia e independência do indivíduo idoso, para que esses se mantenham ativos e participativos socialmente. Dessa forma, é possível caracterizá-la como uma atividade importante no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos voltados para a terceira idade.

Já o SCFV para crianças e adolescentes abrange a idade dos 07 aos 17 anos. Nesse grupo são realizadas oficinas de Danças Urbanas e Capoeira. Esta proposta foi elaborada para a prática de atividades que venham de encontro de seus reais interesses e que favoreçam o desenvolvimento integral e harmonioso de seu corpo. Entende-se assim que educando a criança social, física e espiritualmente terá ela maior facilidade de inserir-se e realizar-se em seu contexto natural. A Capoeira e as Danças Urbanas proporcionam à criança e ao adolescente a oportunidade de evoluir o espírito de liberdade com responsabilidade, de adquirir bons hábitos, seus direitos e deveres, a coragem de enfrentar os riscos e de exercer sua autonomia para o bem da comunidade, além de elevar a sua autoestima.