Escolas do município promovem Festas Juninas

Os primeiros educandários a realizarem a tradicional festa junina no ano de 2014, foram o Centro Educacional Cristo Rei, Pré-Escolar Amor Perfeito e Escola de Educação Básica Cristo Rei. O evento, que reuniu grande público, aconteceu no dia 06 de junho, nas dependências da Sociedade de Lª Cristo Rei. No decorrer do mês de junho, as demais escolas também irão promover suas festas.

No dia 13, 6ª feira, as escolas municipais da Sede: Centro Educacional São João do Oeste, CEI Jesus Menino e a Creche Municipal Kinder Haus irão comemorar com seus alunos esta data tão importante de nossa cultura. As três escolas estarão promovendo suas festas no turno vespertino, sendo que no turno matutino as escolas terão planejamento.

Já a escola de Educação Básica Madre Benvenuta também promoverá sua festa junina no dia 13, 6ª feira, no turno noturno, no Ginásio de Esportes da escola.

No dia 20 de junho é a vez da Escola Municipal Ministro Luiz Gallotti de Beato Roque realizar a sua tradicional Festa Junina. A mesma acontecerá na Sociedade da comunidade. Já no dia 27, a Escola de Ensino Fundamental Pe. João Rick de Lª Ervalzinho estará promovendo a sua Festa Junina, na Sociedade da comunidade.

As festas juninas surgiram no período pré-gregoriano, como uma festa pagã em comemoração à grande fertilidade da terra e às boas colheitas. Essas comemorações também aconteciam no dia 24 de junho, dia de São João.

Essas festas eram conhecidas como Joaninas e receberam esse nome para homenagear João Batista, primo de Jesus, que, segundo as escrituras bíblicas, gostava de batizar as pessoas, purificando-as para a vinda de Jesus.

Assim, passou a ser uma comemoração da Igreja Católica, onde homenageiam três santos: no dia 13 a festa é para Santo Antônio; no dia 24, para São João; e no dia 29, para São Pedro.

Aos poucos, as festas juninas foram sendo difundidas em todo o território do Brasil, mas foi no nordeste que se enraizaram, tornando-se forte na nossa cultura. Com o passar dos anos, as festas juninas ganharam outros símbolos característicos. Como são realizadas num mês mais frio, enormes fogueiras passaram a ser acesas para que as pessoas se aquecessem em seu redor. Várias brincadeiras entraram para a festa, como o pau de sebo, o correio elegante, os fogos de artifício, o casamento na roça, entre outros, com o intuito de animar ainda mais as festividades.

As comidas típicas dessa festa tornaram-se presentes em razão das boas colheitas na safra de milho. Com esse cereal são desenvolvidas várias receitas, como bolos, caldos, pamonhas, bolinhos fritos, curau, pipoca, milho cozido, canjica, dentre outros.