Falta de chuva causa preocupações extras ao Município de São João do Oeste

Os aumentos nas demandas de água tratada, aliado aos pequenos volumes e a irregularidade das chuvas, reduziram os níveis dos reservatórios que abastecem as estações de tratamento de água, especialmente das comunidades de Beato Roque e Cristo Rei.

A situação é motivo de preocupação para o Setor de Águas do Município e também para a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, Setor de Obras e da Administração. Conforme o Diretor do Setor de Água do Município, Cleiton Kroetz, a situação é preocupante, pois desde o dia de ontem, dia 02, a prefeitura retomou o transporte de água em conjunto com os caminhões do Setor de Transporte do Município, sinalizando assim um significativo acréscimo nos custos nas próximas semanas e ou meses enquanto perdurar a falta regular de chuvas.

Para o Secretário da Agricultura e Meio Ambiente e Coordenador Municipal da Defesa Civil, Rogério Rech, a maior preocupação é com as perdas na safra, que em algumas partes do Município já podem alcançar mais de 30 %, causando grandes prejuízos econômicos às atividades agropecuárias que ainda não conseguiram sequer se recuperar das 3 últimas secas consecutivas. Aliado a isto, ainda temos os danos ambientais gerados pelos baixos níveis dos Rios especialmente em épocas de Piracema em que ocorre de forma mais acentuada a reprodução da maioria das espécies de peixes dos nossos Rios.

Para evitarmos riscos de desabastecimento, solicitamos a colaboração de todos os munícipes e quem tiver a possibilidade de armazenar água de fontes e das eventuais chuvas, recomendamos que o façam, pois a previsão para os próximos 2 meses não é muito otimista, com grande possibilidade de chuvas muito abaixo da normalidade.