Limpeza da barragem do Rio Fortaleza

A Prefeitura Municipal de São João do Oeste, através da Secretaria Municipal de Transportes e Obras e Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, iniciaram na última quinta-feira dia 16, os trabalhos de limpeza na barragem localizada no Rio Fortaleza.

Inicialmente foi feita a limpeza do local para facilitar o acesso das maquinas. E desde o final de semana os trabalhos já foram intensificados para a retirada de lodo que se acumulou dentro da barragem.

Para o diretor do setor de água do Município Cleiton Kroetz, essa ação de faz muito necessária em virtude da quantidade grande de lodo que se encontra dentro da barragem e assim poder garantir uma maior quantidade de água bruta armazenada para tratamento e assim poder suprir a demanda por água tratada existente na sede do município. Mesmo com 2 maquinas giratórias trabalhando dentro da barragem e 3 caminhões transportando o material retirado a previsão de trabalho é de aproximadamente 10 dias.

Conforme o Secretário da Agricultura e Meio Ambiente Rogério Rech, várias medidas foram tomadas para a execução desse projeto, sendo que a Certidão de Conformidade Ambiental – CCA assegura a legalidade da limpeza bem como o deposito do lodo na área ao lado.

O Prefeito Genésio Marino Anton manifesta sua satisfação em poder acompanhar esses trabalhos e agradece o empenho de toda a equipe bem como ao proprietário da terra no qual a barragem se encontra seu Aldino Rohden e o arrendatário seu Felício Henn. Pois conforme Genésio o município conseguiu fazer uma economia considerável com o transporte de lodo, considerando que o mesmo está sendo depositado em uma terra ao lado da barragem.