São João do Oeste participa de encontro com a Ministra Tereza Cristina

A Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, esteve em Chapecó na última quarta-feira, 12, antes de sua reunião com as autoridades no centro de Eventos visitou uma fazenda no interior de Chapecó. A visita teve por objetivo analisar a situação crítica na agricultura causada pela estiagem em Santa Catarina.

O encontro no Centro de Eventos com as autoridades e demais convidados iniciou por volta das 16:00 horas. O evento teve presença também do Governador Carlos Moisés, da Vice Governadora, Daniela Reinehr, do Secretário da Agricultura, Altair Silva, Senador Jorginho Mello e Espiridião Amim, Secretário de Política Agrícola, Guilherme Batos, Presidente do Conab, Guilherme Ribeiros, Presidente da Embrapa, Celso Moretti além de outras autoridades do estado e municípios do Oeste Catarinense bem como produtores rurais.

Em seu discurso a Ministra Tereza Cristina afirmou: “Não viemos propor solução nenhuma. Viemos ouvir e ver as dificuldades que o estado está passando com essa estiagem severa. Ouvir os problemas que estão acontecendo e identificar onde o governo pode atuar. Temos uma série de coisas imediatas que podem ser feitas. Por exemplo, quem tem seguro, fazer com que isso saia rapidamente, que sejam vistoriados e que os recursos cheguem, principalmente, aos pequenos produtores. Também como faremos com os financiamentos, os vencimentos e como vai ficar a renda desse produtor.” destacou a Ministra.

O Secretário Altair Silva apresentou projeto de auxílio aos agricultores. Em 2022, o Programa SC Mais Solo e Água terá R$ 100 milhões disponíveis para ampliar a resistência hídrica no meio rural e minimizar os impactos das recorrentes estiagens. Além disso, existe a sinalização da Assembleia Legislativa de mais R$ 50 milhões para reforçar essas ações.

Esteve participando desse encontro do Município de São João do Oeste, o Prefeito Genésio Marino Anton, o Secretário da Agricultura e Meio Ambiente Rogério Rech e a Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Simone Lerner.

Para o Prefeito Genésio Marino Anton, essa visita da Ministra Tereza Cristina juntamente com toda a sua comitiva é importante para acompanhar de perto os impactos da estiagem. E quanto a sinalização de algum possível auxílio aos municípios, vamos aguardar, pois a Ministra pediu prazo de 20 a 30 dias para analisar a situação, finaliza Anton.