Mobilização contra a Dengue

Aconteceu na última semana dia 25, sexta-feira, uma reunião no Centro Municipal da Saúde no qual o assunto em pauta foi a dengue. Participaram desse encontro o Secretário da Saúde Paulo Valmor Rech, o Vice Prefeito Rudi Aloisio Rasch, profissionais da saúde, representantes do Hospital Santa Casa Rural, representante da ACISJO (Associação Comercial e Industrial), e a Coordenadora Pedagógica Lisane Schoeninger.

Conforme a Enfermeira da Epidemiologia Morgana Grade, o mosquito transmissor da dengue já existe no município a mais de 3 anos. No entanto com vários municípios vizinhos apresentando a doença, São João do Oeste também já está com casos positivos e vários suspeitos. Morgana destaca que é de suma importância o trabalho em conjunto do poder público com as entidades, bem como, com a sociedade em geral, para conscientização da gravidade da doença bem como de prevenção. “Precisamos unir forças para tentar amenizar os casos e assim evitar uma verdadeira epidemia da dengue.” Finaliza Morgana.

Nesta semana serão desenvolvidas atividades nas escolas, conforme Lisane Schoeninger Coordenadora Pedagógica do Município esse trabalho de conscientização é fundamental que seja iniciado nas escolas. “As crianças podem ser os principais agentes transformadores das comunidades.” Afirma Lisane. Conforme Lisane, a ideia surgiu nessa reunião, e o projeto visa uma visita nas escolas localizadas no centro da cidade e no interior do município pela Enfermeira da Epidemiologia Morgana Grade e pela Vigilância Epidemiológica Neusa Specht, no qual será realizado um trabalho bem dinâmico e explicativo no combate à dengue.

Morgana Grade destaca também que outra atividade em destaque é a parceria com a Associação Comercial e Industrial do Município (ACISJO) na qual está sendo elaborado vários materiais de divulgação para as mídias sobre conscientização e mobilização, com o tema: “Juntos no Combate à Dengue!’