Notícias

Vigilância Sanitária lança Selo para os Salões de Beleza

Conforme o fiscal da Vigilância Sanitária do município de São João do Oeste, Sr. Gustavo Scholz, em novembro de 2013 foram convocadas as proprietárias de salões de beleza que atuam no município para uma importante reunião que teve como assunto a nova instrução normativa que estabelece critérios para o desenvolvimento das atividades profissionais de Cabeleireiro, Barbeiro, Esteticista, Manicure, Pedicure, Depilador, Maquiador  e Massagista no Estado de Santa Catarina.

Nessa reunião estiveram presentes 18 profissionais que trabalham com essas atividades em São João do Oeste onde foram discutidos os artigos da Instrução Normativa e a sua efetiva implantação nos salões de beleza do município.

O principal debate se deu referente à obrigatoriedade da instalação da autoclave para esterilização de alicates e outros instrumentos cortantes utilizados para fazer as unhas, principalmente no que se referia ao investimento necessário para a aquisição do equipamento e o aumento de serviço que essa esterilização traria ao dia-a-dia dos salões.

Após momentos de debates foi definido como data limite para a aquisição do equipamento o dia 30 de Junho de 2014.

Em média o custo para a aquisição dos equipamentos, material de limpeza, envelopes, seladora e kits novos em cada salão foi de R$ 1.600,00.

Para tanto está sendo lançado no mês de julho um Selo que atesta a adequação dos salões de beleza à Instrução Normativa nº 04/2013 da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado de Santa Catarina que no seu artigo 10, incisos I e II diz o seguinte:

Art. 10 Quanto aos métodos de limpeza, desinfecção e esterilização dos materiais:

II – utilizar método de esterilização por calor úmido (autoclave), ou outros métodos reconhecidos pelo Ministério da Saúde e ANVISA que possam ter o seu processo de esterilização validado:

a) a estufa não é permitida para esterilização de instrumentais;

III – os produtos esterilizados devem estar rotulados, contendo: identificação do produto, data da esterilização e o prazo de validade.

Este selo visa informar às clientes de que o salão possui autoclave para esterilização dos instrumentos utilizados para manicure e pedicure e está fazendo a esterilização conforme consta na norma.

A esterilização na autoclave é um processo que promove completa eliminação ou destruição de todas as formas de micro-organismos presentes: vírus, bactérias, fungos, protozoários e esporos, para um aceitável nível de segurança.

É muito importante que as clientes procurem salões de beleza certificadas pelo selo para fazerem suas unhas, pois além de protegerem sua saúde ainda incentivam as profissionais que fizeram o investimento visando o bem estar delas.

Há relatos que no município existem pessoas que vão de casa em casa fazer as unhas das mulheres e fica o alerta. Busquem saber se elas possuem o selo fornecido pela vigilância sanitária, se possuem o alvará sanitário, pois isso lhe dará certeza de que essa pessoa atende as normas e está legalizada junto ao município.

Saúde se faz com prevenção, e esse é o principal trabalho exercido pela Vigilância Sanitária municipal.