Grande público acompanhou o primeiro dia da 6. Deutsche Woche

Na manhã de domingo, 20, iniciou a programação da 6ª Semana Alemã de São João do Oeste. O primeiro evento foi a celebração da missa no idioma alemão  que lotou a igreja matriz. Na sequencia, foi realizada a abertura oficial no Pavilhão Comunitário, que contou com a participação de autoridades e público em geral. Também teve a sangria do 1º barril de Chopp, feito pelas soberanas do município, apresentação de danças do Grupo Liebe Zum Tanz e almoço. Na parte da tarde, houve apresentação da Orquestra Clave de Sol, da Banda Municipal de Sopro e matiné com Karine Eichel e Banda Eichelberger. Também foram realizados os concursos de Chopp em Metro e do Serrote e as 17 horas foi servido o café colonial. O maior evento da cultura alemã do município prossegue durante toda semana e encerra com bailão de Chopp no próximo sábado, dia 26.

O prefeito Sérgio Theisen se pronunciou agradecendo a grande participação do público do município, cidades e países vizinhos. Segundo Theisen, São João do Oeste é a Capital Catarinense da Língua Alemã e isso fez com que surgisse a ideia de realizar um evento que destacasse a cultura alemã. O prefeito elogiou a participação das entidades parceiras como o grupo de danças Liebe Zum Tanz, a Associação Cultural Alemã e o Departamento Cultural do município.

A Deutsche Woche (Semana Alemã) iniciou em 2009 com o propósito de manter, incentivar e divulgar a cultura alemã presente no município. A ideia surgiu após descobrir através de pesquisa de que no município mais de 93% da população se comunica verbalmente no idioma alemão. Em 2008 foi promulgada a Lei Estadual nº 14.467 que concedeu a São João do Oeste o título de Capital Catarinense da Língua Alemã. A festa evoluiu e já recebe visitantes dos três estados do sul do Brasil e também de países como Paraguai, Argentina e Alemanha. O evento é organizado pela Prefeitura Municipal, grupo de danças folclóricas Liebe Zum Tanz e Associação Cultural Alemã. Também possui grande apoio do comércio local e outras entidades.

Hoje, as 17h00min, acontece o primeiro Bierwagen pela cidade e às 19h30min Noite Cultural no Clube Aliança.

Cobertura Completa, CLIQUE AQUI