Realizada Reunião de Avaliação e Prestação de Contas da 6.Deutsche Woche

Reuniram-se na noite dessa terça-feira, 05 de agosto, numa das salas do Centro de Pastoral, os membros da Comissão Central Organizadora, coordenadores e dirigentes das entidades e demais envolvidos na realização da 6. Deutsche Woche (6ª Semana Alemã).

O propósito do encontro foi fazer uma avaliação ampla da edição da Semana Alemã que transcorreu em São João do Oeste de 20 a 26 de Julho do corrente ano. Vários apontamentos e sugestões foram acolhidos para estarem sendo aplicadas em edições futuras do evento.

A partir dos apontamentos levantados pela CCO, cada entidade expôs seus relatos quanto a execução de suas atividades na programação da Deutsche Woche. Pontos altos foram enaltecidos e sugestões foram compartilhadas para melhorar anualmente o evento como um todo.

Num próximo momento, foi apresentada a prestação de contas do evento. Todos os comprovantes de despesas, bem como de receitas foram minuciosamente detalhados e explicados aos presentes.

A prestação de contas foi separada em três partes distintas, sendo: convênio firmado com o município, Recursos Gerais e Balancete dos Eventos por parte das entidades promovedoras.

Repasse do Município: através do termo de convênio nº 009/2014, foi repassado à ACASJO o valor de R$ 25.000,00 em parcela única. Deste convênio foi utilizado o montante de R$ 24.926,40, sendo o saldo remanescente, no valor de R$ 73,60, devolvidos aos cofres públicos (Anexo 1).

Recursos Gerais: refere-se aos recursos disponíveis oriundos das sobras da edição da Deutsche Woche do ano de 2013 no valor de R$ 3.131,54, acrescidos dos patrocínios provindos dos apoiadores no valor de R$ 5.000,00. Desse montante, aplicou-se nas ações da 6.Deutsche Woche o total de R$ 5.468,65. A sobra, posteriormente acrescida do repasse do percentual de 8% por parte das entidades, permanecerá em conta específica para os preparativos da próxima edição do evento (Anexo 2).

Balancete dos Eventos: trata-se da apresentação do resultado financeiro sumarizado por parte de cada entidade promovedora e envolvida em alguma programação da sexta edição da Deutsche Woche. Ressaltar, que individualmente, cada qual realizou prestação de contas prévia completa aos referidos associados. Somando-se o resultado financeiro, totalizou-se um saldo positivo do evento no valor de R$ 55.897,26 (Anexo 3).

Esclarecimentos Importantes

Importante frisar que a Deutsche Woche é mantida pela Associação Cultural Alemã, que é responsável pela aplicação e custeio geral de todas as despesas do evento, deixando as promoções diárias em si e seus respectivos lucros, sob direito da entidade cultural responsável por tal.

Na edição deste ano, estiveram envolvidos e realizaram as promoções, o Grupo Folclórico Liebe Zum Tanz Adulto, o Grupo Folclórico Liebe Zum Tanz Infanto/Juvenil (com diretorias e organizações distintas), o Clube do Cavalo Otto Veit, a APP da Creche Municipal Kinder Haus, a ASJOESTE e o Setor da Terceira Idade do município de São João do Oeste.

Em relação ao Bierwagen, com distribuição de chopp diariamente pela cidade, a incumbência sobre sua organização foi da ACISJO – Associação Comercial e Industrial de São João do Oeste, sendo os custos patrocinados pelas empresas participantes.

OBS: Todos os documentos e comprovantes da prestação de contas estão disponíveis para consulta junto à Prefeitura Municipal de São João do Oeste.

Para finalizar, aproveita-se a oportunidade para estar anunciando e oficializando a data de realização da Sétima edição da Deutsche Woche, de 19 a 25 de julho de 2015.

São João do Oeste, Agosto de 2014.

Comissão Central Organizadora da 6. Deutsche Woche
André Klunk / Fabiano Welchen / Lisete W. Lottermann / Liliam Stein / Jonathan Grasel / Ernani M. Hoff / Juliane Steffen