Delegados de São João do Oeste participam da III Conferência Estadual de Cultura

Os Delegados eleitos no último Fórum Municipal da Cultura do Município de São João do Oeste, André Klunk, representante da Sociedade Civil e Juliane Steffen, representante do Poder Público, participaram da III Conferência Estadual da Cultura, realizada nos dias 02 e 03 de Setembro em Florianópolis.

Quase 400 delegados eleitos nas Conferências Municipais e Intermunicipais participaram da etapa estadual, tendo a incumbência de discutir propostas, elencadas dentro de quatro eixos no texto do Sistema Nacional de Cultura (SNC), definindo e priorizando as propostas a serem levadas para a etapa nacional, que acontecerá em Brasília (DF) no final de novembro.

Na abertura da Conferência, na manhã de segunda-feira, dia 02, que transcorreu no Centro Integrado de Cultura (CIC), o secretário do Estado de Turismo, Cultura e Esporte, senhor Roberto Martins, destacou a expressiva representação de municípios catarinenses pelo número de delegados presentes. “É muito gratificante ver o engajamento dos gestores públicos que não mediram esforços para realizar as conferências locais e assim, possibilitar a presença deste público”, frisou Martins, que também preside a Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

Com base na elaboração das propostas e anseios da classe cultural, os delegados eleitos, neste foram Estadual, irão representar o Estado e levar as preposições para à Conferência Nacional, com representantes delegados de todas as regiões do estado.

Em tese geral, a principal indicação e prioridade foi a implementação de políticas de cultura que atendam a todos os municípios, com linhas específicas para os municípios pequenos, que geralmente ficam aquém nesse sentido. Também, amplamente debatida e priorizada para o âmbito nacional da aprovação do projeto de lei Pró-Cultura.