EPAGRI realiza Dia de Campo em São João do Oeste

Foi realizado no dia 04 de dezembro, o 2º Dia de Campo na URT de Aloísio e Rosani Schabarum, de Linha Cristo Rei – São João do Oeste.

O evento foi coordenado pela Equipe Municipal da Epagri juntamente com o responsável pelo Programa de Pecuária na UGT 9, Herwald Otto Trebien, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura de São João do Oeste.

Inicialmente os participantes assistiram a uma apresentação sobre o setor da bovinocultura de leite, nos aspectos da produção e economia. Foram abordados os diferentes sistemas de produção de leite e os resultados esperados com a proposta de produção apresentada na propriedade.

Depois de abordados estes temas e apresentada a propriedade, os participantes fizeram uma caminhada à campo onde foram enfatizados os seguintes aspectos:

• Pára-raio e medição da voltagem da cerca elétrica;
  • Tipos de pastagens perenes;
  • Ponto certo de pastejo;
  • Instalação de bebedouros;
  • Piqueteamento com disponibilidade de água, com demonstração da vazão no bebedouro;
  • Implantação e manejo de árvores para sombra nos piquetes;
  • Bem estar animal: mesmo sendo um horário quente, no momento da caminhada, parte das vacas estavam se alimentado, pois tinham livre acesso à água, sombra e pasto.

Os trabalhos foram iniciados na propriedade em 2013, sendo que a família apostou na filosofia de trabalho da Epagri para produção de leite. A satisfação da família é claramente percebida, diante da diminuição da mão de obra, facilidade de manejo dos animais, aumento da área de pastagem perene com piqueteamento, redução do uso de silagem e de outros custos com aquisição de insumos.