Campanha busca diferenciar atribuições do hospital e do posto de saúde
A secretaria de saúde de São João do Oeste reuniu na manhã desta terça-feira, 1º, agentes comunitárias de saúde para trocar informações e tirar eventuais dúvidas, visando aprimorar o trabalho de saúde junto às famílias. O propósito é difundir a campanha ‘Para onde eu vou’, com o intuito de esclarecer e diferenciar atribuições do hospital e do posto de saúde.
A responsável pelo setor administrativo na secretaria de saúde, Thalia Caspers, informou e explicou os inúmeros serviços e atendimentos a disposição da população na área de saúde do município.
O encontro de esclarecimento teve a participação da secretária de saúde, Cleide Rempel, do diretor de saúde, Elói Weber, profissionais da farmácia, médica, entre outros.
“A unidade básica de saúde atende situações que não colocam a vida do paciente em risco. Já o hospital atende situações mais graves que colocam a vida do paciente em risco”, enfatiza a secretária.
CENTRO DE SAÚDE
O Centro Municipal de Saúde atende consultas de rotina, renovação de receitas, acompanhamento de pressão alta e diabetes, solicitação de exames e encaminhamentos médicos, febre, dor de cabeça, dor de coluna, sintomas gripais, dor de ouvido, dor de garganta, tosse, dor de barriga, diarreia, vômitos, problemas com amamentação, pré-natal, pequenos ferimentos, úlceras na pele, picadas de insetos, alergias, unha encravada, lesões suspeitas de câncer de pele, troca de curativos, troca de sondas, retirada de pontos, problemas com cigarro, álcool ou outras drogas, ansiedade, depressão, problemas menstruais, suspeita de dengue, dores de dente e tratamentos odontológicos, obesidade, dores crônicas, mal estar inesperado, tonturas, conjuntivite, vacinas e aplicação de medicação de uso contínuo.
HOSPITAL
O Hospital Santa Casa Rural deve ser procurado em caso de: parada cardiorespiratória, dor no peito, falta de ar aguda e dificuldade de respirar, convulsões, vômitos com sangue, rigidez na nuca, alergias graves com falta de ar, envenenamentos e intoxicações, suspeita de derrame e confusão mental, paralisia de um lado do corpo, fraturas, acidentes de trânsito, ferimentos graves, quedas de altura, perda de consciência, desmaios, grandes sangramentos, cortes grandes e profundos, trabalho de parto, crise hipertensiva, pressão muito elevada, cólicas renais e queimaduras extensas.


