Setor de Vigilância Sanitária e Combate a Endemias orienta comunidades sobre organização e limpeza dos cemitérios
Com a proximidade do Dia dos Finados, o Setor de Vigilância Sanitária e Combate a Endemias orienta a população sobre o que determina o Decreto Estadual Nº 3.687/10, no que tange a colocação de flores, nos túmulos.
No comunicado assinado pelas Fiscais Sanitárias, Luciele Eliza Kipper e Veronice Becker e pela Agente de Combate a Endemias, Neusa Specht, há a recomendação para que sigam o que determina o Decreto, lembrando que todos estão sujeitos a eventuais penalidades. “Aos familiares solicita-se que não coloquem nos túmulos vasos com enfeites e plásticos que acumulem água. Os vasos devem estar furados e sem pratinhos. E deixar claro para o entendimento da população que as pessoas também podem ser punidas se identificadas e/ou sujeito a recolha e eliminação do item em desacordo”, afirma um trecho do Aviso. Nos cemitérios (sepulturas, túmulos e monumentos funerários) somente será autorizada a utilização de vasos, floreiras ou quaisquer outros tipos de recipientes, que NÃO acumulem água.
Ainda entre as orientações, o setor de Vigilância Sanitária pede que cada comunidade procure manter a organização e a limpeza dos cemitérios, para evitar a existência de criadouros de Aedes aegypti e Aedes albopictus, que são os transmissores de diversas doenças. No ano passado, foram colocadas placas com orientações em cada cemitério.