Saúde

Saúde esclarece funcionamento de consultas e exames pelo SUS

Dúvidas geram transtornos ao SUS, município e ao paciente

O Sistema Único de Saúde do Brasil (SUS) é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, abrangendo desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial, por meio da Atenção Primária, até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país.

Com a sua criação, o SUS proporcionou o acesso universal ao sistema público de saúde, sem discriminação. A atenção integral à saúde, e não somente aos cuidados assistenciais, passou a ser um direito de todos os brasileiros, desde a gestação e por toda a vida, com foco na saúde com qualidade de vida, visando a prevenção e a promoção da saúde.

A responsável pelo Tratamento Fora de Domicílio (TFD) e o transporte dos pacientes, Ana Ertel, esclarece que a demanda de atendimentos aumentou substancialmente e entende que a população em muitos casos deva ter compreensão e paciência. Ela também enfatiza a necessidade da população manter o telefone atualizado e quando houver troca de número, o ideal seria informar a agente de saúde.   

“Quando o paciente for fazer a consulta ou reconsulta não pode esquecer de levar os exames solicitados pelo médico, caso contrário a consulta fica comprometida”, alerta.

ENCAMINHAMENTOS

Ana reforça que quando o paciente recebe um encaminhamento médico de exame ou médico especialista, sempre precisaria ter junto o Cartão do SUS, caso contrário não teria como encaminhar. “Quando o encaminhamento é deixado no setor de agendamento, ele é inserido ao Sistema Nacional de Regulação/Lista de Espera (SISREG), e os hospitais agendam diretamente nesse sistema os pacientes conforme as vagas e profissionais”, informa.

De acordo com a servidora do posto de saúde, a secretaria não tem acesso a fila de espera do SUS, de quantos pacientes aguardam a consulta/exame, e não consegue dar uma previsão de quando será agendado. “Isso é tudo através do sistema e a secretaria é comunicada apenas quando já está agendado, com data e horário. Não tem como mudar a data da consulta sem atestado médico, e o paciente que não for na consulta/exame precisa fazer novo encaminhamento médico se necessário”, esclarece.

A sugestão da secretaria é de que a população evite ir até o agendamento do posto para pedir quanto tempo ainda vai demorar para ser agendado o exame ou consulta e ou se há muitos pacientes em sua frente. Portanto, seria necessário aguardar e quando houver algo agendado a secretaria de saúde do município avisaria o paciente.

WHATSAPP DA SAÚDE

O WhatsApp para agendamentos do posto de saúde é utilizado para avisar os pacientes de agendamentos e cancelamentos de consultas e exames. “A prioridade de atendimento é sempre presencial, então o WhatsApp é visualizado e respondido conforme disponibilidade de tempo. Se for urgente, priorizar ligações no telefone fixo, pois ligações no WhatsApp não serão atendidas”.

TRANSPORTE DE PARTICULARES

O transporte da secretaria de saúde é destinado aos pacientes agendados pelo SUS. “Eventualmente, quando um paciente agendar no particular, caso houver viagem e vaga na Van, poderá utilizar o transporte. Mas pedimos para priorizar o agendamento no primeiro horário da manhã ou da tarde para não atrasar o retorno da Van. A secretaria de saúde não pode fazer transporte exclusivo só para o paciente que tem agendamento particular, somente quando o paciente precisar fazer o transporte com a ambulância”, informa e recomenda.

PACIENTE IDOSO

Os responsáveis por pacientes com idade avançada ou com dificuldade de compreensão devem acompanhar os mesmos durante as consultas na Unidade Básica de Saúde (UBS) e também em centros maiores. “Muitas vezes o paciente não entende o que o médico lhe encaminhou ou tem algum exame agendado que necessita preparo e se não for feito corretamente perde o exame”, alerta a servidora.