SETOR DE IDENTIFICAÇÃO

Sistema de emissão de carteiras de identidade vai passar por período de atualização

O setor de identificação da prefeitura de São João do Oeste comunica que não haverá atendimento para emissão de novas Carteiras de Identidade nos dias 20 e 21 de fevereiro. Neste período vai ocorrer uma atualização da plataforma biométrica em todo o estado de Santa Catarina. O atendimento nestes dias será somente para retirada de Identidades anteriormente encaminhadas.

Entre os dias 17 e 25 de fevereiro podem estar ocorrendo oscilações no Sistema de Identificação devido as atualizações. A sugestão é para que a população procure o setor de identificação somente em casos urgentes.

A responsável pelo setor de identificação na prefeitura, Silvane Baumgarten, informa que os documentos obrigatórios para o encaminhamento da Carteira de Identidade são: a Certidão de Nascimento ou Casamento original ou 2ª via atualizada e documento com foto do Responsável Legal pela criança e ou adolescente até 16 anos, quando for o caso.

“Outros documentos que podem ser inseridos na nova Carteira de Identidade são o cartão SUS, título de eleitor, CNH, certificado militar, identidade profissional, PIS, carteira de trabalho, tipo sanguíneo e fator RH. Lembro que todos esses dados podem ser inseridos desde que haja comprovação mediante apresentação dos documentos originais”, informa Silvane.

De acordo com a responsável pelo setor de identificação, as fotos e a coleta biométrica são efetuadas no Setor de Identificação, sendo que a primeira expedição da Carteira de Identidade é totalmente gratuita.

“A nova Carteira de Identidade possibilita o acesso a via digital por meio do aplicativo gov.br, pelos usuários que estiverem de acordo com o regramento estipulado pelo Governo Federal. Esse novo RG será obrigatório a partir de 2032 para quem tiver menos de 60 anos de idade”, conclui Silvane.