Notícias

Alfabetizadores de Itapiranga visitam escola de São João do Oeste

Com o objetivo de conhecer a metodologia de ensino e oportunizar a troca de experiências, a equipe de alfabetizadores do 1º ano da Rede Municipal de Itapiranga, acompanhada da Secretária de Educação Elaine Rambo e da Coordenadora Pedagógica Elaine Kummer, estiveram na manhã de 5ª feira, dia 13 de março, visitando as classes de alfabetização e demais dependências do Centro Educacional São João do Oeste.

            A recepção à equipe foi feita pela Secretária de Educação de São João do Oeste, Silvane Baumgarten, pela Coordenadora Pedagógica da Rede, Teresinha Staub e pela Diretora do Educandário, Aline Rambo. Em seguida, foi conduzida uma explanação da rotina e organização do ambiente em sala-de-aula do 1º ano pela professora Marlise Klunk, que enfatizou a importância do trabalho com uma rotina estabelecida, da abordagem acerca do nível de conhecimento dos alunos e também da didática através de Projetos.

            Marlise salientou que iniciou o processo de alfabetização, no corrente ano letivo, desenvolvendo o Projeto “Formigas”, instigando nos alunos a curiosidade e interesse acerca do habitat, das características e desenvolvimento deste pequeno inseto, sempre com o propósito de induzir o educando à inicialização do universo das letras e dos números.

            Conforme prosseguia o relato da professora Marlise, vários questionamentos foram feitos e a verdadeira troca de experiências teve início, sendo que, diversas atividades foram exploradas e lembradas por todos os presentes.

            Em seguida, o grupo de alfabetizadores foi assistir a aula do 2º ano, ministrada pela professora Livete Schmitz e aproveitaram para esclarecer algumas dúvidas acerca do processo de condução das atividades a partir deste ano. Livete esclareceu que inicialmente elaborou um diagnóstico dos alunos para avaliar o nível de conhecimento dos mesmos e, a partir deste, encaminhou a condução das demais atividades.

            A visita despertou o interesse dos alfabetizadores de São João do Oeste em também conhecer a sistemática de trabalho das outras Redes e, a Secretaria se comprometeu em retribuir a visita à Itapiranga, assim que possível.