Escolas da Rede Municipal aderem ao Dia de Enfrentamento ao Aedes Aegypti e ao Zika Vírus

No dia 19 de fevereiro, Dia Nacional de Enfrentamento ao Aedes Aegypti a ao Zika Vírus, as Escolas da Rede Municipal desenvolveram atividades de conscientização com todos os alunos. Foram realizadas palestras para os alunos do 1º ao 5° ano do Centro Educacional São João do Oeste e Cristo Rei, exibidos vídeos educativos e distribuídos folders com todas as informações sobre o combate ao mosquito transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus.

A palestra foi proferida por Neusa Specht, Agente de Combate à Endemias do município, que ressaltou a importância de eliminar todo e qualquer tipo de foco do mosquito.

Neusa destaca que todos devem fazer a sua parte para ajudar a eliminar o mosquito. ‘Ações simples como evitar usar pratos nos vasos de plantas; tratar a água de piscinas com cloro e limpando-as uma vez por semana; guardar os pneus em local coberto; manter as calhas para água da chuva desentupidas; retirar a água acumulada na laje; fazer a limpeza dos terrenos baldios na cidade; manter as lixeiras tampadas; evitar acumular entulhos, pois podem se tornar locais de foco do mosquito; entre outros, ajudam a eliminar os focos não deixam a doença entrar em nossa cidade’- finaliza Neusa.

Outros projetos de enfrentamento estão sendo desenvolvidos nas escolas. A professora Fernanda Finger elaborou um projeto para trabalhar com os alunos do 5º ano do Centro Educacional Cristo Rei, através de textos informativos, jogos pedagógicos e outros métodos educativos. A adesão das demais escolas acontece durante essa semana.

É de conhecimento de todos que o Brasil está em estado de alerta em relação à infestação do mosquito. A situação é preocupante e, por isso, precisamos nos esforçar para eliminar todo e qualquer tipo de foco do mosquito.