18 de maio – Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Qual a história? A data foi instituída pela Lei Federal 9.970/00 com base no “Crime Araceli”, ocorrido em 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Na ocasião, a menina Araceli, de 8 anos, foi raptada, drogada, violentada, morta e carbonizada por jovens de classe média da cidade, que nunca foram punidos. Desde 2000, as ações que marcam este dia visam mobilizar os diferentes setores da sociedade, governos e mídia sobre a urgência da proteção dos direitos de meninas e de meninos.
Se você tiver conhecimento de algum caso, Denuncie: Além da prevenção, o combate a essa realidade exige que os casos sejam denunciados, pois na maioria dos casos o agressor é um membro do convívio familiar. Portanto, se souber de algum caso de violência sexual infantil ou de adolescentes DENUNCIE, ajude a evitar que episódios como esses se repitam.
Em que local posso denunciar? Procure o Conselho Tutelar de seu Município, Delegacias Especializadas, Policia Militar, Civil e Federal, ou ligue para o Disque Denúncia Nacional, de número 100.
TELEFONE FIXO: 3636 1249
SOBRE AVISO: 9 9919 4632
Esta é uma mensagem da Equipe do Conselho Tutelar de São João do Oeste!