BIENENGARTEN: Projeto pioneiro com “abelhas sem ferrão” é lançado em São João do Oeste
O projeto “Bienengarten’’, que é a disponibilização de abelhas sem ferrão na Praça da Matriz, surge com o objetivo de conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância e os benefícios dos serviços ecossistêmicos.
Na manhã de sexta-feira, 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, foi feito o lançamento oficial do Projeto. O Prefeito Fernando Bisigo, o Assessor de Planejamento, Gestão e Economia, Vanei Rogério Ritter e Ney Albring, do ASAs – Albring Sistemas Agroflorestais, participaram do ato.
Conforme Vanei Rogério Ritter, Assessor de Planejamento, Gestão e Economia, o Projeto “Bienengarten’’ faz parte de uma proposta de reintroduzir espécies nativas em seus locais de origem, promover a variabilidade genética das espécies vegetais, conectando áreas verdes urbanas na cidade de São João do Oeste. Além de questões ecológicas, o projeto tem como propósito manter viva a cultura de conservação e responsabilidade ecológica, ofertando cursos de formação de ‘‘Guardiões das Abelhas Sem Ferrão’’, para Escolas e Comunidade em geral. “Esse projeto é importante para proporcionar a compreensão dos ciclos de vida do planeta bem como incentivar o desenvolvimento sócio econômico sustentável, uma vez que os subprodutos produzidos por estas abelhas apresentam propriedades terapêuticas, com grande potencial para gastronomia, terapias naturais, cosméticos e muito mais”, ressalta Vanei.
Ney Albring, do ASAs – Albring Sistemas Agroflorestais, explica que a polinização é o principal mecanismo de regulação do planeta, sendo que as abelhas representam o Elo da perpetuação vegetal fundamental para continuidade dos ciclos de vida da Terra. Ele comenta que o Brasil possui 300 das aproximadamente 400 espécies de abelhas nativas sociais sem ferrão existentes no mundo, e até a data de 1838 eram as únicas polinizadores e produtoras de mel no continente. “Uma vez que elas não têm ferrão, tornam-se de fácil manejo, podendo serem colocadas em ambientes públicos ou nos próprios jardins de casa”, afirma.
Inicialmente são 7 espécies de abelhas sem ferrão (Jataí, Manduri Preta, Iraí, Mandaçaia, Guaraipo, Mirin Emerina e Manduri Rajada) na Praça da Matriz de São João do Oeste. Trata-se, portanto, de um projeto pioneiro no segmento no estado de Santa Catarina. O Projeto “Bienengarten’’ é desenvolvido pelo Departamento de Turismo do município de São João do Oeste em parceria com o ASAs – Albring Sistemas Agroflorestais.
Será efetuado também um levantamento das abelhas que habitavam a região, mostrar a importância delas na polinização de culturas agronômicas, além de um trabalho de paisagismo na cidade, plantando flores e árvores frutíferas.
SOBRE O DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE
O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado em 1972 e tem por objetivo conscientizar a respeito da importância de preservar os recursos naturais. É comemorado em 05 de junho e tem por finalidade criar uma postura crítica e ativa em relação aos problemas ambientais existentes no planeta.
BIENENGARTEN – São João do Oeste conservando as abelhas e o nosso futuro!