Equipe da Educação realiza viagem de estudos
Com o objetivo de conhecer a exploração das minas de pedra ametista e visitar alguns pontos turísticos da cidade de Ametista do Sul – RS, a Secretaria de Educação organizou a viagem para os servidores da pasta.
A visita à Ametista foi realizada no dia 15 de outubro, dia do professor, e contou com a participação de 36 servidores entre professores, estagiários, direção de escola e serventes, além da equipe da Secretaria.
Inicialmente, visitaram a Igreja de Ametista, a primeira igreja com revestimento de pedras preciosas do mundo. A arte sacra e as pinturas nas paredes e no teto retratam a via crucies e a história da Igreja Católica, desde a criação do mundo até a ressurreição de Jesus Cristo
Em seguida, foram à pirâmide esotérica, localizada na Praça em frente à Igreja. A pirâmide é também conhecida como pirâmide de energização, pois é toda revestida de pedras e sustenta o poder mágico de alguns minerais.
A visita à Vinícola Ametista impressionou os servidores, já que possui a maior cave subterrânea de envelhecimento de vinhos existente. A Guia informou que a vitivinicultura é a segunda maior fonte de economia do município, ficando atrás apenas do setor mineral.
O Ametista Parque Museu possui a maior coleção de minerais da América Latina, com mais de 1500 exemplares. O Museu proporciona a visita por mais de 200 metros de galerias que se ramificam, formando um labirinto em cujas paredes reluzem os cristais no exato local em que foram encontrados. Durante o passeio nas minas desativadas, os visitantes foram informados de como foi o início da extração de pedras ametistas e de que forma elas se formaram.
A visitação mais surpreendente foi à uma mina ativa, onde foi oportunizada a observação de um garimpeiro em ação na extração das pedras. Os professores e serventes também puderam fazer perguntas e observaram ao vivo a detonação das rochas através de explosivos.
De acordo com a Secretária de Educação, Silvane Baumgarten, a viagem superou todas as expectativas. “Quando foi organizada, após a enquete efetuada entre os servidores, não tínhamos noção de tudo o que poderíamos conhecer e aprender com esta viagem. Realmente valeu a pena.”
“O gratificante” finalizou ela, “é perceber a satisfação de todos os que puderam acompanhar a excursão; foi um excelente roteiro e que surpreendeu positivamente a todos”.